Alemanha surpreende com crescimento do PIB no terceiro trimestre. França e Espanha travam

O PIB alemão cresceu 0,3% no terceiro trimestre face aos três meses anteriores, contrariando a expectativa de que a economia iria contrair.

A economia alemã cresceu 0,3% no terceiro trimestre face aos três meses anteriores, aguentando melhor do que o esperado a incerteza provocada pela guerra na Ucrânia, os constrangimentos nas cadeias de abastecimento e a elevada inflação impulsionada pela subida dos preços da energia.

Os economistas consultados pela Bloomberg apontavam para uma quebra de 0,2% no PIB, face ao trimestre anterior. A economia cresceu afinal 0,3%. Em relação ao mesmo ao mesmo período de 2021, o produto aumentou 1,2%, um número que também superou as previsões.

Em travagem está também França, que registou um crescimento do PIB em cadeia de 0,2%, depois dos 0,5% do segundo trimestre. A economia beneficiou do aumento de 1,3% no investimento, com o consumo das famílias a estagnar. Esta sexta-feira, saíram também dados da inflação. O índice de preços no consumidor registou uma variação mensal de 7,1%, em outubro, o ritmo mais elevado desde 1985. Em setembro a taxa tinha sido de 6,2%.

A economia espanhola também cresceu 0,2% entre julho e setembro face aos três meses anteriores, com o ritmo a abrandar fortemente face aos 1,5% em cadeia verificados no segundo trimestre. A variação homóloga da inflação foi menor em outubro, com os preços a subirem 7,3%, menos 1,6 pontos percentuais do que os 8,9% registados em setembro.

Enquanto a economia francesa está já 1,1 pontos percentuais acima da dimensão que tinha antes da Covid-19, a espanhola continua abaixo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha surpreende com crescimento do PIB no terceiro trimestre. França e Espanha travam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião