Quase 3.000 ocorrências em Portugal. Maioria dos distritos volta a aviso amarelo esta quarta

  • Mariana Marques Tiago
  • 13 Dezembro 2022

Depois das 19h30 horas, todos os distritos de Portugal continental passaram de aviso amarelo para verde. Lisboa, Setúbal, Santarém e Portalegre foram os distritos mais afetados.

Há alívio generalizado na situação de mau tempo a nível nacional: todos os distritos de Portugal continental passaram do aviso amarelo para o aviso verde, segundo informação disponibilizada pelas 19h30 junto do portal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ao longo da tarde desta terça-feira, o IPMA desagravou a situação meteorológica do país. Pelas 18h, os avisos já tinham passado de laranja para amarelo, sendo que Bragança era o único distrito que não tinha qualquer aviso meteorológico para os próximos dias. Agora, o IPMA colocou todo o território de Portugal Continental a verde, ou seja, sem qualquer aviso em relação ao estado do tempo. Ainda assim, a Madeira está em aviso amarelo.

Para quarta-feira, à exceção de Bragança todos os distritos de Portugal continental voltarão a estar sob aviso amarelo, com a expectativa de aguaceiros fortes em alguns períodos entre as 9h e as 18h. Já para quinta-feira, todos os distritos estão sem qualquer aviso.

Mantém-se ainda o alerta laranja da Proteção Civil, estado de alerta relacionado com os riscos de inundação das bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave (rio Este), Douro (Tâmega e Sousa), Leça e Vouga (Águeda).

Até às 19 horas, registaram-se 2.777 ocorrências no país, das quais 1.638 foram na região de Lisboa, informou o comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil, André Fernandes, depois das 20 horas. Setúbal (393 ocorrências), Portalegre (191) e Santarém (156) foram os outros três distritos mais afetados pelo mau tempo.

A nível nacional, o mau tempo provocou estragos nas estradas e linhas de comboio, sobretudo nos distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal e Portalegre. Houve um ferido leve em Alcântara (Lisboa) e desalojados em Castelo Branco, Loures e Trafaria.

Pelas 18h04, estas eram as linhas ferroviárias com perturbações:

  • Linha do Norte: Restabelecida a circulação em todas as vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, com limitação de velocidade na zona de Póvoa da Santa Iria.
  • Linha de Sintra: Restabelecida a circulação entre Benfica e Campolide, com limitação de velocidade de 30Km/h entre os Km 3,3 e 3,5.
  • Concordância de Xabregas: circulação suspensa entre Bifurcação de Chelas e Lisboa Santa Apolónia.
  • Linha Cascais: Restabelecida a circulação entre Cais do Sodré e Oeiras. A Estação de Algés mantém-se sem serviço comercial.
  • Linha do Sul: Restabelecida a circulação numa das vias entre Pragal e Corroios, com limitação de velocidade de 30Km/h.
  • Linha do Leste: circulação suspensa entre Portalegre e Elvas.
  • Linha da Beira Baixa: Talude caído junto a via, ao km 29.130, entre Belver e Barca da Amieira, estabelecida a Limitação de velocidade de 10 km/h no local.

No caso dos comboios, a CP está a facilitar, sem custos, a revalidação ou o reembolso para viagens anteriormente marcadas.

Nas estradas, há mais de uma dezena de ocorrências fora da região de Lisboa:

  • EN2, Mora, corte da circulação em ambos os sentidos entre os quilómetros 469 e 471.
  • EN244, Avis, corte em ambos os sentidos ao quilómetro 104.
  • EN246, Arronches, corte da circulação em ambos os sentidos entre os quilómetros 53 e 59,5.
  • EN246, Elvas, corte da circulação em ambos os sentidos ao quilómetro 18.
  • IP2, Monforte, corte da circulação em ambos os sentidos ao quilómetro 203,1.
  • EN251, corte da circulação em ambos os sentidos entre Couço e Mora.
  • EN245, Portalegre, Ponte de Fronteira ao Km 41,050 circulação interdita.
  • EN365, corte da circulação em ambos os sentidos entre Vale Figueira e Pombalinho, km 53,450 e 61,2.
  • EN119, Coruche, corte da circulação em ambos os sentidos entre os km 43 e 55.
  • EN118, corte em ambos os sentidos entre Tramagal e Santa Margarida.
  • EN373, estrada fechada no sentido Campo Maior – Elvas.
  • EN248, Corte de estrada entre Arruda e Sobral.
  • EN243, Fronteira, corte de estrada ao km 154,198.
  • EN247, corte da circulação em ambos os sentidos devido ao deslizamento de terras ao km 55,6 em Carvoeira de Mafra.

Problemas em Lisboa

De acordo com o comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, “a Carris já está a recuperar a sua capacidade de transporte, mas ainda se encontra condicionada” aos cortes de trânsito. Além disso, o metropolitano de Lisboa já se encontra “a funcionar sem constrangimentos”.

Em Lisboa, de acordo com a última atualização da câmara municipal, pelas 17h56 mantinham-se fechadas as seguintes estradas:

  • Radial de Benfica;
  • Estrada de Chelas (desde a Rotunda da Av. Sto. Condestável até ao Largo Marquês de Nisa);
  • Rua de Cima a Chelas

Meios no terreno foram reforçados

Face à situação que se tem registado nas últimas horas na região de Lisboa e no Alentejo, foram reforçados os meios que estão no local, em especial com “equipas de alta bombagem”. O comandante especificou que foi “solicitado às Forças Armadas o reforço de meios”, para que ajudem “na reabilitação das áreas afetadas”.

André Fernandes destacou, ainda, as ocorrências registadas em Campo Maior, Sousel, Elvas e Avis, referindo que, além dos danos materiais, não se registaram vítimas até ao momento. “Pedimos que a população restrinja, ao máximo, as deslocações e, se puder, fique em casa. Mantenham-se resguardados e não se aproximem da costa e do litoral”, afirmou.

Questionado se o país pode esperar uma madrugada semelhante à última, o comandante nacional referiu que esta “é uma situação evolutiva”. E afirmou que a autoridade nacional está atenta e em coordenação com as entidades responsáveis. “Quero deixar uma mensagem de calma e serenidade. Estamos atentos, temos os dispositivos no terreno e o reforço solicitado foi prontamente despachado. Estamos também em coordenação com as câmaras municipais e estamos todos no terreno a trabalhar”, disse.

(Notícia atualizada às 20h17 após novas informações da Autoridade Nacional de Proteção Civil)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 3.000 ocorrências em Portugal. Maioria dos distritos volta a aviso amarelo esta quarta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião