General neerlandês nomeado novo chefe da agência europeia Frontex

  • Lusa
  • 20 Dezembro 2022

Hans Leijtens sucede à atual chefe interina da Frontex, a lituana Aija Kalnaja, que ocupou o cargo desde julho de 2022. O português Eduardo Cabrita concorreu ao cargo.

O comandante da polícia militarizada real neerlandesa Hans Leijtens foi esta terça-feira nomeado diretor-executivo da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira, conhecida como Frontex, anunciou o conselho de administração da instituição.

Nomeado pelo conselho de administração, de que foi membro em 2011-2015 e 2019-2022, Hans Leijtens sucede à atual chefe interina da Frontex, a lituana Aija Kalnaja, que ocupou o cargo desde julho de 2022 na sequência da demissão do francês Fabrice Leggeri, acusado de tolerar a expulsão ilegal de migrantes.

Na passada sexta-feira, o Organismo Europeu Antifraude (OLAF) confirmou que abriu uma investigação contra a Frontex, sem no entanto fornecer mais pormenores. Segundo os ‘media’ Mediapart, Der Spiegel e o coletivo Lighthouse Reports, a investigação diz respeito a Kalnaja.

Numa declaração enviada à agência noticiosa France-Presse (AFP), Kalnaja disse ter sido informada pelo OLAF de que ela é uma “pessoa envolvida num caso que envolve dois eventos distintos”, sem avançar quaisquer outros pormenores. “Estou disponível para cooperar total, aberta e incondicionalmente com o OLAF para esclarecer os factos”, acrescentou.

A nomeação do general Leijtens foi saudada pela comissária europeia para os Assuntos Internos (que gere as questões migratórias), Ylva Johansson, que agradeceu a Kalnaja “a excelente liderança [na Frontex] durante um período difícil”.

“Estamos empenhados em continuar a melhorar a liderança e a governação da Frontex, a fim de melhor proteger as fronteiras externas da UE [União Europeia] “, acrescentou Johansson. O tenente-general Hans Leijtens, que comanda o Royal Netherlands Marechaussee desde 2019, irá liderar a instituição durante cinco anos, segundo o comunicado da Frontex, com sede em Varsóvia.

Segundo o texto do comunicado, Hans Leijtens é doutorado em administração pública e tem mais de 30 anos de experiência na área de aplicação da lei. O ex-ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita foi um dos candidatos ao cargo de diretor-executivo da Frontex, mas em novembro foi divulgado que o seu nome não constava na lista de finalistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

General neerlandês nomeado novo chefe da agência europeia Frontex

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião