Frontex deverá mudar centro de formação de agentes de Espanha para Portugal

  • Joana Abrantes Gomes
  • 23 Maio 2022

Portugal deverá ser o destino de um centro de formação de agentes da Frontex, após responsáveis da agência optarem por retirar academia de um centro na região espanhola de Ávila.

A Frontex, a agência que policia as fronteiras da União Europeia (UE), prepara-se para mudar um centro de formação de agentes de Espanha para Portugal, avança o El Mundo.

De acordo com o diário espanhol, que cita fontes próximas da organização, a mudança está a ser vista no país vizinho como um retrocesso tanto em matéria de política interna de imigração, como na influência de Espanha no panorama internacional.

A agência europeia terá optado por deixar o centro da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Nacional em Ávila, na comunidade de Castela Leão, que em junho acolherá o seu último curso de formação de agentes da Frontex, para depois instalar em Portugal um centro de formação.

Os cursos em Espanha decorriam a cada seis meses, contando com cerca de 100 estudantes de 16 países europeus que ali eram formados para depois integrarem o corpo permanente da agência. Ao todo, foram realizados quatro cursos no centro de formação para agentes em Ávila.

Ainda de acordo com o jornal espanhol, no final de cada curso, os responsáveis da Frontex avaliavam se se deveria manter ou não o centro de formação do país e, passados dois anos, terão concluído que Espanha já não cumpre com as suas exigências, decidindo mudar para Portugal.

A Frontex nasceu em 2004 com o objetivo de ajudar os Estados-membros da UE e os países do Espaço Schengen a proteger as suas fronteiras externas.

O ECO questionou o Governo acerca destas informações, mas não tinha recebido resposta até ao fecho deste artigo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Frontex deverá mudar centro de formação de agentes de Espanha para Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião