Seguradoras de navios vão cancelar coberturas de guerra

  • ECO Seguros
  • 28 Dezembro 2022

Como resultado do cancelamento das resseguradoras, as seguradoras de navios já não estão em condições de garantir cobertura de riscos de guerra na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia.

As seguradoras de navios vão cancelar a cobertura de risco de guerra na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, na sequência das desistências das resseguradoras, que sofreram perdas avultadas com o confronto.

As resseguradoras, que apoiam as seguradoras, renovavam, habitualmente, os contratos de 12 meses com clientes de seguros a 1 de janeiro, dando-lhes a primeira oportunidade de reduzir a exposição desde o início da guerra na Ucrânia, depois de terem sido atingidas este ano por perdas relacionadas com o conflito e com o furacão Ian na Florida.

Os grupos de P&I (protecção e indemnização) americanos, do Norte, do Reino Unido e do Oeste já não estão em condições de oferecer cobertura de risco de guerra para responsabilidades na região a partir de 1 de janeiro, afirmaram, em comunicados recentes. Estes grupos estão entre as maiores seguradoras de P&I, e cobrem cerca de 90% dos navios que navegam no oceano a nível mundial.

O grupo de P&I britânico disse, a 23 de dezembro, que a questão tinha surgido devido à falta de disponibilidade de resseguro para resseguradoras, também conhecida como retrocessão. “As resseguradoras do grupo já não conseguem assegurar o resseguro da exposição ao risco de guerra para os riscos territoriais russos, ucranianos ou bielorussos“, afirmaram.

O grupo P&I americano disse no mesmo que que tinha recebido um “aviso de cancelamento” para a região por parte das suas resseguradoras de risco de guerra e que, como resultado, estava a cancelar o seu próprio seguro.

Os navios têm normalmente um seguro de P&I que cobre créditos de responsabilidade civil de terceiros, incluindo danos e prejuízos ambientais. Apólices separadas, de casco e maquinaria, cobrem os navios contra danos físicos.

Estas decisões das seguradoras tornarão mais difícil para os armadores ou afretadores encontrar um seguro, aumentar os preços e podem significar que alguns navios naveguem sem seguro, de acordo com fontes da indústria.

Os fornecedores de resseguro e retrocessão incluem os agentes globais Hannover Re, Munich Re e Swiss Re, bem como a Lloyd’s de Londres. As empresas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Reuters informou, no início deste mês, que uma proposta para cláusulas contratuais a ser circulada pelas resseguradoras excluía os pedidos de indemnização relacionados com a guerra, tanto para aviões como para navios na Ucrânia, Rússia e Bielorrússia.

O Governo japonês encorajou as seguradoras a assumirem riscos adicionais para continuarem a fornecer seguros de guerra marítima para carregadores de gás natural liquefeito em águas russas, disse esta semana um funcionário do ministério da indústria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras de navios vão cancelar coberturas de guerra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião