Governo russo diz que inflação no país rondará os 12% no final de 2022

  • Lusa
  • 29 Dezembro 2022

O ministro das finanças russo, Antón Siluanov, elogiu a "boa gestão" e o primeiro-ministro declarou que as previsões negativas dos analistas ocidentais sobre a situação económica não se confirmaram.

O ministro das Finanças da Rússia, Antón Siluanov, afirmou, nesta quinta-feira, que a inflação vai rondar os 12% este ano, abaixo das previsões dos analistas, o que se deve à “boa gestão” do Governo russo.

“Acho que trabalhámos bem. O mais importante é termos conseguido preservar a estabilidade financeira e macroeconómica”, disse o governante numa entrevista à televisão estatal Rossia-24.

O responsável pela pasta das Finanças realçou, sobretudo, o facto de o Governo ter conseguido travar a inflação. “Este ano a inflação irá ficar em torno dos 12%, embora houvesse uma expectativa de que seria muito maior”, disse ainda o governante.

Siluanov falou dos dados macroeconómicos mais recentes, os quais mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia cairá 2,7% este ano, adiantando que a contração da economia russa “possivelmente” continuará em 2023.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, declarou que as previsões negativas dos analistas ocidentais sobre a situação económica na Rússia não se confirmaram.

O chefe do Governo sublinhou que, apesar de todas as sanções devido “à ofensiva militar” russa na Ucrânia, o PIB do país até novembro, inclusive, contraiu-se “apenas 2%” na comparação com idêntico período do ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo russo diz que inflação no país rondará os 12% no final de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião