União Europeia aprova nono pacote de sanções à Rússia

  • Lusa
  • 15 Dezembro 2022

O documento foi aprovado em reunião extraordinária do Conselho Europeu nesta quinta-feira e será formalizado até ao meio-dia desta sexta-feira.

A União Europeia aprovou o nono pacote de sanções contra a Rússia. O documento foi aprovado em reunião extraordinária do Conselho Europeu nesta quinta-feira e será formalizado até ao meio-dia desta sexta-feira, adiantaram fontes diplomáticas à agência Reuters.

No início da semana, o responsável pela diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, já tinha admitido um novo pacote de sanções à Rússia, que poderia acrescentar à lista de castigos europeia quase 200 entidades e indivíduos e restrições no acesso das forças russas a ‘drones’.

A aprovação do novo pacote de sanções da UE segue-se a igual medida por parte dos Estados Unidos. Entre os novos sancionados está o oligarca Vladimir Potanin, líder da Norilsk Nickel. Na nova ‘lista negra’ dos Estados Unidos também foram colocados os responsáveis da empresa ferroviária russa assim como governadores regionais do país.

Com a adoção deste nono pacote de sanções, serão incluídos mais 200 indivíduos e entidades, incluindo as Forças Armadas, assim como empresas de Defesa ligadas ao Kremlin (Presidência russa), membros do Parlamento russo e do Conselho da Federação, ministros, governadores e partidos políticos.

Ao mesmo tempo, está prevista uma proibição à exportação de ‘drones’ (aparelhos aéreos não tripulados) para a Rússia ou para países terceiros que possam ter relações comerciais com Moscovo, incluindo o Irão, que tem sido acusado de fornecer este tipo de aeronaves às forças russas na Ucrânia.

Além disso, a UE quer impor novos controlos e restrições à exportação, particularmente para os bens de dupla utilização, como produtos químicos e componentes eletrónicos e informáticos. Um total de 1.241 indivíduos e 118 entidades estão abrangidos na lista de sanções da UE, que abrangem congelamento de bens e proibição de viajar.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia aprova nono pacote de sanções à Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião