Costa nomeia João Galamba para ministro das Infraestruturas e Marina Gonçalves para ministra da Habitação

Primeiro-ministro faz alterações na orgânica do governo com a criação do Ministério das Infraestruturas e do Ministério da Habitação, que serão liderados por João Galamba e Marina Gonçalves.

António Costa propôs e Marcelo Rebelo de Sousa já aceitou: João Galamba é o novo ministro das Infraestruturas e Marina Gonçalves é a nova ministra da Habitação, substituindo Pedro Nuno Santos, que tutelava as duas pastas até se demitir na semana passada na sequência da polémica em torno da TAP.

“O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro da criação do Ministério das Infraestruturas e do Ministério da Habitação, por divisão do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, e aceitou a proposta do primeiro-ministro de nomeação de João Saldanha de Azevedo Galamba, como Ministro das Infraestruturas, e de Marina Sola Gonçalves, como Ministra da Habitação”, lê-se no site da Presidência.

Pedro Nuno Santos era ministro das Infraestruturas e da Habitação até ter pedido a demissão na semana passada, após a polémica por causa da indemnização de 500 mil euros que Alexandra Reis recebeu quando saiu da gestão da TAP – e que está a ser investigada pela Inspeção Geral das Finanças e também pelo Ministério Público. Alexandra Reis transitou então para presidente da NAV onde esteve poucos meses até ter sido nomeada secretária de Estado do Tesouro do ministério de Fernando Medina.

Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação, em entrevista ao ECO - 04DEZ20
Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação, em entrevista ao ECOHugo Amaral/ECO

Com a mudança para ministro das Infraestruturas, João Galamba deixa o cargo de secretário de Estado da Energia desde outubro de 2018, passando a assumir o dossiê quente da TAPcuja administração liderada pela francesa Christine Ourmières-Widener pode estar em risco se a indemnização for considerada ilegal. Galamba é natural de Lisboa e licenciado em Economia. No período de liderança de António José Seguro no PS, entre 2011 e 2014, fez parte do chamado grupo dos “jovens turcos”, juntamente com Pedro Nuno Santos, Pedro Delgado Alves e Duarte Cordeiro.

Quanto a Marina Gonçalves, vê a Secretaria de Estado da Habitação que liderava até agora transformar-se num ministério. É natural de Caminha e licenciada em Direito, tendo sido assessora e, depois, chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos quando este desempenhou as funções de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Foi ainda vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS na anterior legislatura.

(Notícia atualizada às 17h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa nomeia João Galamba para ministro das Infraestruturas e Marina Gonçalves para ministra da Habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião