+M

Audiências TV: TVI a 1,2 pontos da SIC, que lidera pelo 4º ano consecutivo

De acordo com a análise elaborada para o +M/ECO pela Carat, a SIC é a estação mais vista entre as 12h e as 24h. A RTP1 e a TVI surgem empatadas nas manhãs e a TVI lidera das 24h em diante.

1,2 pontos de share separaram, na média de 2022, a SIC da TVI. A estação do grupo Impresa é, pelo quarto ano consecutivo, o canal mais visto do país, tendo fechado o ano com um share de audiência de 17,5%, menos 2,6 pontos percentuais (pp) do que em 2021.

Com um share de 16,3%, valor que traduz uma quebra de 1,3 pp em relação ao último ano, a estação da Media Capital diminui a distância em relação à sua principal concorrente, mas não o suficiente para lhe retirar a liderança. A RTP ocupa a quarta posição, com um share de 11,8%, menos 0,4 pp do que no último ano. Na terceira posição, e com uma variação de 0,2 pp mas positiva, está o chamado Outros (ver tabela), que continua a ganhar terreno.

De acordo com a análise elaborada para o +M/ECO pela Carat, tendo como target os adultos com mais de 15 anos, a SIC é a estação mais vista entre as 12h e as 24h. A RTP1 e a TVI surgem empatadas nas manhãs, entre as 7h30 e as 12h, e a TVI lidera das 24h em diante.

 

No cabo, destaque para a CMTV, que com um share de audiência de 5% manteve o percurso de crescimento, e também para a CNN Portugal, lançada no final de novembro de 2022, que fecha o seu primeiro ano completo como o segundo canal mais visto e a liderar entre os canais registados como sendo de informação, com um share de 3,2%. Segue-se a SIC Notícias, com um share de 2,4%, um crescimento de 0,3pp em relação a 2021. Na vigésima posição do top 30, surge a RTP3 na TDT, com um share de 0,7%, aos quais se somam mais 0,7% da sua transmissão no cabo.

Regressando às primeiras posições do ranking, destaque para a Fox, primeiro canal de séries/entretenimento, com um share de 2%, um crescimento de 0,4 pp em relação a 2021. Segue-se o canal Hollywood, que manteve os 1,8% do ano anterior, e a fechar o top 10 a Globo, com 1,8%.

Nos canais de desporto surge, na 14ª posição do top, o Canal 1 da Federação Portuguesa de Futebol, com um share de 1% (+0,3pp) e na 17ª a SportTV+, com um share de 0,8%, o mesmo do ano anterior.

Em ano de Mundial, o top dos programas mais vistos de 2022 é, sem surpresa, dominado pelo futebol. No top 15 elaborado pela Carat, 12 são jogos, com Portugal vs Suíça a sagrar-se o programa mais visto do ano. Seis dos programas mais vistos do ano foram transmitidos pela RTP1, dois pela SIC e sete pela TVI que, para além de marcar presença com quatro jogos, é o único canal que consegue colocar um formato, que não futebol, no ranking dos mais vistos: o Big Brother Famosos.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Audiências TV: TVI a 1,2 pontos da SIC, que lidera pelo 4º ano consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião