China “silencia” contas nas redes sociais após críticas às políticas de saúde do Governo

  • Lusa
  • 7 Janeiro 2023

Plataforma Weibo afirmou ter registado 12.854 violações das regras de utilização, que tiveram como alvo peritos, académicos e trabalhadores médicos.

A China suspendeu ou fechou contas nas redes sociais de mais de um milhar de críticos das políticas do Governo relacionadas com a Covid, à medida que o país avança para uma maior abertura.

A Weibo afirmou ter registado 12.854 violações das regras de utilização, e que tiveram como alvo peritos, académicos e trabalhadores médicos, com a plataforma a emitir proibições temporárias ou permanentes a 1.120 contas.

O Partido Comunista, que não permite críticas diretas e impõe restrições à liberdade de expressão, tinha confiado em grande parte na comunidade médica para justificar os confinamentos, quarentenas e testes em massa, que acabou por abandonar abruptamente no mês passado, gerando um surto que está a pressionar os recursos médicos até ao limite.

A empresa “continuará a aumentar a investigação e limpeza de todo o tipo de conteúdos ilegais, e a criar um ambiente comunitário harmonioso e amigável para a maioria dos utilizadores”, afirmou a Weibo num comunicado datado de quinta-feira.

A China enfrenta agora um surto de casos e hospitalizações nas principais cidades e está a preparar-se para uma maior propagação em áreas menos desenvolvidas, com o início das viagens do Ano Novo Lunar, que deverá começar nos próximos dias.

Embora os voos internacionais ainda sejam reduzidos, as autoridades dizem esperar que as viagens domésticas ferroviárias e aéreas dupliquem em relação ao mesmo período do ano passado, aproximando-se dos números que se verificavam antes da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China “silencia” contas nas redes sociais após críticas às políticas de saúde do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião