Petróleo avança 3% com reabertura das fronteiras na China

Matéria-prima valoriza cerca de 3% à boleia da reabertura das fronteiras na China, que aumenta as perspetivas relativamente a um aumento da procura pelo "ouro negro".

Os preços do petróleo nos mercados internacionais avançam quase 3%, numa altura em que a reabertura das fronteiras na China aumenta as perspetivas relativamente a um aumento da procura pelo “ouro negro”, compensando os receios de uma recessão global.

Pelas 9h03 de Lisboa, o barril de brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, soma 2,95% para 80,89 dólares, enquanto o WTI, a negociar em Nova Iorque, ganha 2,98% para 75,97 dólares. Este desempenho acontece depois de ambos os contratos de futuros terem caído mais de 8% na semana passada.

Após quase três anos, a China — um dos maiores países importadores de petróleo a nível mundial — reabriu este fim de semana as suas fronteiras, abolindo a quarentena obrigatória para viajantes internacionais e permitindo aos chineses que se desloquem para o exterior.

“Os preços do petróleo recuperam das perdas da semana anterior, com a reabertura económica na China e as perspetivas menos agressivas de aperto monetário por parte da Reserva Federal norte-americana dando sinais mais positivos para uma recuperação da procura” de petróleo, sublinha Avtar Sandu, analista da Phillip Futures, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo avança 3% com reabertura das fronteiras na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião