Taxa de poupança das famílias cai para mínimo histórico de 0,24%

A taxa de poupança das famílias portuguesas caiu 32 vezes no espaço de um ano terminado em setembro de 2022 para muito perto de uma taxa nula. Nunca se atingiu um valor tão baixo.

No espaço de um ano, a taxa bruta de poupança das famílias portuguesas passou de 7,75% em setembro de 2021 para 0,24% em setembro do final do ano passado. É o valor mais baixo de sempre entre as famílias portuguesas e um valor 32 vezes abaixo do registado um ano antes.

Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo gabinete de estatística da União Europeia (Eurostat) e mostram que, no terceiro trimestre do ano passado, entre os países da Zona Euro, Portugal foi o país com a mais baixa taxa de poupança das famílias.

De acordo com o Eurostat, a taxa de poupança média entre as famílias da Zona Euro era de 13,2% no final de setembro, cerca de 1,2 vezes abaixo do verificado em setembro de 2021, e 55 vezes acima da taxa de poupança bruta das famílias portuguesas.

Taxa de poupança das famílias

Fonte: Eurostat. Taxa bruta de poupança das famílias. Valores em percentagem.

A subida das taxas de juro e a escalada galopante da taxa de inflação está por trás da queda abrupta da taxa de poupança, com grande parte das famílias a utilizarem as suas poupanças para fazer frente à subida do custo de vida.

Recorde-se que desde julho do ano passado o Banco Central Europeu (BCE) aumentou por quatro vezes consecutivas as taxas diretoras do BCE, com o intuito de estancar a subida da taxa de inflação que no final de novembro cifrou-se em 10,1% na Zona Euro. Em Portugal, a taxa de inflação média em 2022 foi de 7,8%, o valor mais elevado desde 1992.

Os dados do Eurostat revelam também uma taxa bruta de investimento das famílias portuguesas de 6,11% no quarto trimestre de 2022, cerca de 26 pontos base acima do registado no trimestre anterior, mas ainda longe da taxa média de 9,91% registada entre os países da Zona Euro.

A taxa bruta de investimento das famílias é definida como a formação bruta de capital fixo dividida pelo rendimento bruto disponível, sendo este último ajustado pela variação da participação líquida das famílias nas reservas dos fundos de pensões. De acordo com o Eurostat, “o investimento das famílias consiste principalmente na compra e renovação de habitações.

Taxa de investimento das famílias

Fonte: Eurostat. Taxa bruta de investimento das famílias. Valores em percentagem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de poupança das famílias cai para mínimo histórico de 0,24%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião