Comissão do novo aeroporto admite riscar opções entregues pelo Governo

  • ECO
  • 16 Janeiro 2023

Coordenadora da comissão independente que está a avaliar localização do novo aeroporto admite que, das cinco opções em estudo, algumas podem ficar pelo caminho. Portugueses também vão ser envolvidos.

Já começaram os trabalhos da comissão técnica independente que vai estudar as localizações do novo aeroporto, estando previsto que o relatório final que apontará a melhor opção seja entregue ao Governo até final do ano. Em entrevista ao Público (acesso condicionado), a coordenadora da comissão, Rosário Partidário, admite riscar algumas das opções entregues pelo Executivo.

“Vamos acolher todas as propostas que recebermos. Vamos ter um mapa, interativo, onde as pessoas vão pôr lá o aviãozinho”, disse Rosário Partidário, detalhando que serão tidos em conta, “pelo menos, 20 critérios” de escolha. Em outubro ou final de outubro, haverá um relatório preliminar e, em novembro, deverá acontecer a consulta pública. Depois disso é a entrega do relatório final.

Questionada se, após essa “filtragem”, haverá em cima da mesa mais do que as cinco propostas do Governo, a coordenadora respondeu: “Duvido muito. Aliás, pelo contrário. Acho que até vai haver menos”, respondeu, confirmando que pode mesmo excluir algumas das hipóteses propostas pelo Executivo. “O anterior ministro [Pedro Nuno Santos] e o anterior secretário de Estado tinham-me dito que sim. Espero que este [novo ministro, João Galamba] continue a dizer que sim, porque essa é a minha intenção”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão do novo aeroporto admite riscar opções entregues pelo Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião