Presidente sul-africano anuncia grande remodelação e demite ministro das Finanças

  • Lusa
  • 31 Março 2017

Os mercados financeiros reagiram imediatamente à saída de Gordhan e o rand sul-africano perdeu até 2,6% em relação ao dólar esta manhã.

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, demitiu na noite de quinta-feira para hoje dez ministros, entre os quais o respeitado responsável pelas Finanças, Pravin Gordhan, mergulhando o partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), numa crise.

Após vários dias de rumores e tensão, o Chefe de Estado anunciou a grande remodelação do Governo, marcada pela nomeação de dez ministros e outros tantos vice-ministros, a maioria considerados seus fiéis.

A situação de Gordhan, que se opunha há meses a Zuma acerca da boa gestão dos fundos públicos, divide o ANC.

“Dei a conhecer a minha opinião, uma série de colegas e camaradas não estão satisfeitos com esta situação, particularmente a demissão do ministro das Finanças que serviu o país com honra e excelência”, declarou o vice-presidente, Cyril Ramaphosa, adiantando considerar inaceitável a demissão de Gordhan.

"Dei a conhecer a minha opinião, uma série de colegas e camaradas não estão satisfeitos com esta situação, particularmente a demissão do ministro das Finanças que serviu o país com honra e excelência.”

Jacob Zuma

Presidente sul-africano

O secretário-geral do ANC disse que “pela primeira vez, os responsáveis (do partido) não conseguiram chegar a um acordo ou aceitar as mudanças”.

“O Presidente veio com uma lista. Disse ‘vocês podem comentar se quiserem, mas é a minha decisão’”, contou Gwede Mantashe, adiantando que o procedimento o deixou “nervoso e desconfortável”.

Os novos ministros deverão tomar posse ainda esta sexta-feira, embora a Aliança Democrática, na oposição, já tenha dito que iria apresentar um pedido urgente ao Supremo Tribunal do Cabo Ocidental para suspender a cerimónia.

Os mercados financeiros reagiram imediatamente à saída de Gordhan e o rand sul-africano perdeu até 2,6% em relação ao dólar esta manhã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente sul-africano anuncia grande remodelação e demite ministro das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião