Faturação da ERA cresce 10% em 2022, para recorde de 92 milhões de euros

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Janeiro 2023

2022 foi um ano positivo para a imobiliária, que além do recorde na faturação, registou um crescimento no número de compradores interessados. Mas nota que há uma "escassez" de casas no mercado.

A ERA Portugal atingiu, em 2022, o seu recorde de faturação desde que iniciou atividade no país há 25 anos, ultrapassando os 92 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 10% face ao ano anterior, anunciou esta terça-feira a mediadora imobiliária.

Em comunicado, a ERA refere que “registou cerca de 11.900 negócios“, com o valor do número de imóveis vendidos a chegar perto de 1,8 mil milhões de euros. O preço médio dos imóveis vendidos pela imobiliária no ano passado foi de 170.400 euros, o que equivale a um aumento de 12% relativamente a 2021.

As agências da rede imobiliária angariaram cerca de 34.300 imóveis em 2022, menos 6% em relação a 2021, o que, segundo a mediadora, pode ser justificado “pela atual escassez de casas no mercado”. Mas, embora o número de imóveis angariados tenha diminuído, a ERA revela que foi procurada por cerca de 298.800 novos compradores, mais 5% do que no ano anterior. Este aumento “não foi significativo, o que sugere que o mercado imobiliário em Portugal continuou pressionado pela procura”, sustenta.

Quanto ao Departamento de Novos Empreendimentos da ERA, que tem o pelouro do programa “Obra Nova”, também atingiu uma faturação recorde, ultrapassando pela primeira vez os 10 milhões de euros, o que se deveu à venda de 1.500 casas novas. No que diz respeito à angariação de casas novas, a ERA dá conta de uma diminuição de 6% comparativamente a 2021, facto que atribui “à falta de construção nova”.

Rui Torgal, diretor-geral da ERA Portugal

Este anúncio acontece dias depois de o diretor-geral da mediadora imobiliária anunciar que vai abrir mais 120 lojas até 2025, o que implicará recrutar 2.400 colaboradores. “Portugal tem ainda muito potencial de desenvolvimento imobiliário em diversas regiões e tem necessariamente de criar mais habitação nos próximos anos”, justifica Rui Torgal, citado no comunicado, prevendo um aumento de 50% faturação nos próximos três anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Faturação da ERA cresce 10% em 2022, para recorde de 92 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião