Portugal e Espanha destacam reunião “positiva” com Comissão Europeia sobre mecanismo ibérico

Em Bruxelas, os governos de Portugal e Espanha reuniram-se com a vice-presidente da Comissão Europeia sobre um pedido de prolongamento do mecanismo ibérico.

Os ministros do Ambiente de Portugal e Espanha reuniram-se, em Bruxelas, com a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, para discutir a extensão do mecanismo ibérico.

Na nota divulgada, esta quarta-feira, o gabinete de Duarte Cordeiro destaca que a “reunião foi positiva” e que “as equipas técnicas irão trabalhar para a apresentar propostas num curto prazo”.

A reunião acontece numa altura em que ambos os governos já manifestaram interesse em pedir uma extensão do mecanismo ibérico — ferramenta que permite colocar um teto aos preços do gás natural que é usado para produzir eletricidade, resultando num alívio dos preços da eletricidade vendida no mercado grossista.

O mecanismo deveria terminar a 31 de maio deste ano, tal como previsto, mas os Governos português e espanhol defendem que seja prolongando até, pelo menos, ao final de 2024, dado que ainda decorre o conflito armado na Ucrânia e este deverá continuar a contribuir para a instabilidade dos preços da eletricidade e do gás.

Esta terça-feira, o ministro do Ambiente apontou que Portugal faz uma avaliação positiva do mecanismo ibérico, tendo permitindo uma redução de 20% no preço da eletricidade, em 2022, e gerado um benefício de cerca de 489 milhões de euros para todos os clientes expostos ao mercado grossista de eletricidade, em especial setores industriais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal e Espanha destacam reunião “positiva” com Comissão Europeia sobre mecanismo ibérico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião