Produção 2022: Seguradoras Vida mexem no ranking em Portugal

  • ECO Seguros
  • 18 Janeiro 2023

Em 2022 a Fidelidade passou os 30% de quota de mercado e Ageas mantém o 2º lugar enquanto grupo segurador. A Tranquilidade é agora a 2ª maior seguradora do país. Veja o ranking de todas as companhias.

O conjunto das 4 seguradoras que integram o Grupo Fidelidade reforçaram o topo do ranking nacional das seguradoras que operam em Portugal, segundo dados agora divulgados pela ASF, entidade supervisora do setor. A seguradora enquanto grupo atingiu 30,5% de quota apesar de uma quebra nos prémios emitidos de 7%. Com o ramo Vida, em quebra deu-se a subida ao 2º lugar da Tranquilidade/Generali que, com a Europ Assistance, atingiu quase 1,2 mil milhões de euros de prémios emitidos, um crescimento de 5% em relação a 2021. Sendo uma seguradora mista, explora ramo Vida e os ramos Não Vida, teve em 2022 cerca de 93% do seu negócio em Não Vida, ficando mais resguardada das quebras do Ramo Vida.

A Fidelidade de Rogério Campos Henriques e o Grupo Ageas Portugal de Steven Braekeveldt geriram em ano negativo do Ramo Vida e mantiveram a liderança, mas Pedro Carvalho colocou a Tranquilidade como a 2ª maior seguradora.

Já o Grupo Ageas Portugal tem a maioria do seu negócio no ramo Vida. Daí que a Ocidental Vida tenha quebrado 25% em 2022 em relação a um ano antes e a Ageas Vida tenha decrescido 8%. Para compensar, a Ageas Seguros cresceu 8,5% e a Médis 7,2%. No conjunto o Grupo Ageas continua a ser o 2º maior em Portugal com 15,6% de quota de mercado.

Com o mercado Vida a cair 21,5%, a BPI Vida e Pensões acompanhou com a quebra de 16% mas manteve o 4º lugar, o grupo Santander desceu 38% perdendo 2 lugares para 7º do ranking, a GamaLife baixou 63% perdendo 4 lugares no ranking, a Lusitania Vida baixou 46% que a Lusitania Seguros não conseguiu compensar na totalidade.

Por contraste, a CA Vida cresceu subiu 75%, subindo 5 lugares para 6º no ranking Vida e puxando o grupo segurador do Crédito Agrícola a subir 2 lugares no ranking global. Também a UNA Vida teve um resultado contra a corrente, mais que duplicou o volume de prémios subindo 7 lugares no ranking Vida para 8º. No conjunto, houve uma subida de para 11º lugar porque também a UNA Seguros cresceu 38% muito acima do mercado.

A Allianz e a Zurich, descresceram prémios em 4%, devido ao peso dos ramos Vida no grupos respetivos, mas são as 5ª e 6ª maiores seguradoras a atuar em Portugal. Finalmente no top 10 entrou a Liberty, seguradora que estará para mudar de mãos durante este ano, mas que decresceu 3% apesar dos seguros de Vida serem uma pequena parte da sua carteira. A Mapfre através das 4 seguradoras que gere em Portugal subiu 13%. A Victoria cresceu 6%.

Entre os 10 lugares seguintes ao Top10, a Caravela mantém crescimentos acima do mercado que nos ramos Não Vida foi de 7,5% a atingir 130 milhões de euros em prémios, mais 12% que há um ano. A AIG também cresceu de forma relevante em 24%, a Prévoir em 25%, Hiscox, representada pela Innovarisk, subiu 32%, a Asisa +55%, a Planicare +56%, AXA + 71%, RNA +157%, Arag +78%.

Em 2022, foram 25 as seguradoras que atuaram no Ramo Vida com as 5 maiores – Fidelidade, Ocidental Vida, BPI VeP, Santander Totta Vida e Zurich Vida a representarem quase 70% do mercado. Nos ramos Não Vida agiram 45 seguradoras obtendo as 5 primeiras – Fidelidade, Tranquilidade/Generali, Ageas Seguros, Allianz e Zurich 74% do mercado.

No conjunto foram 61 companhias agregadas por ECOseguros em 39 grupos ou seguradoras independentes, com base em indicadores divulgados pela ASF. Em 2022 a Ocidental Seguros integrou a Ageas Seguros. A PSN e a Lloyd’s já haviam extinto as sucursais em Portugal ainda em 2021.

Os maiores grupos em Portugal são:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção 2022: Seguradoras Vida mexem no ranking em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião