Jacinda Ardern renuncia ao cargo de primeira-ministra da Nova Zelândia

Jacinda Arden deixa o cargo a 7 de janeiro, após quase seis anos. Nova Zelândia vai a eleições a 14 de outubro.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou que vai renunciar ao cargo e confirmou que se vai realizar uma eleição nacional a 14 de outubro deste ano. A decisão de Arden, que se tornou a chefe de Governo mais jovem do país quando foi eleita primeira-ministra em 2017 aos 37 anos, foi recebida com surpresa.

Jacinda Ardern justificou a decisão ao dizer que “não tinha mais energia para desempenhar bem o cargo”. “Está na hora”, disse, na reunião anual do Partido Trabalhista, esta quinta-feira. O mandato como primeira-ministra vai terminar o mais tardar a 7 de fevereiro, mas Arden continuará como deputada até a eleição no final deste ano, de acordo com o The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Ainda não é certo quem será o seu sucessor, mas está marcada uma votação no núcleo do partido para o novo líder a 22 de fevereiro. Se ninguém atingir o nível mínimo de apoio, a disputa pela liderança passa para o grupo mais amplo de membros trabalhistas. Os neozelandeses vão depois escolher o novo primeiro-ministro a 14 de outubro.

Não estou a sair porque acredito que não podemos vencer a eleição, mas porque acredito que podemos e iremos, e precisamos de um novo par de ombros para esse desafio”, disse a primeira-ministra.

A governante neozelandesa ficou conhecida no mundo pela forma como lidou com a pandemia, tendo também enfrentado grandes desastres, incluindo o ataque terrorista a duas mesquitas em Christchurch e a erupção do vulcão White Island.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jacinda Ardern renuncia ao cargo de primeira-ministra da Nova Zelândia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião