Apoio às reformas mais baixas sobe 50 euros por mês e chega a mais gente
Complemento vai passar a abranger 170 mil pessoas. Os pagamentos vão ser feitos em abril, com efeitos retroativos a janeiro.
O valor de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI) vai aumentar em 50 euros por mês, avança o Jornal de Notícias (acesso pago). O apoio destinado às pensões de velhice mais baixas vai assim ser alargado, chegando agora a todos os que recebem pensões abaixo dos 488 euros por mês, uma subida face aos 438,21 euros mensais anteriormente definidos para este complemento.
O valor de referência deste apoio não era aumentado desde 2019 e o número de beneficiários tem vindo a diminuir. A medida vai então passar a abranger 170 mil beneficiários, mais 20 mil do que os que já recebiam o complemento, de acordo com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Os pagamentos serão feitos em abril, com efeitos retroativos a janeiro. O valor médio do CSI, que pode ser pedido nos serviços de atendimento ou no site da Segurança Social, estava em 109,53 euros mensais, em novembro do ano passado. A medida tem em vista aproximar as reformas do valor do limiar da pobreza.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apoio às reformas mais baixas sobe 50 euros por mês e chega a mais gente
{{ noCommentsLabel }}