Metade das empresas britânicas podem estar infraseguradas

  • ECO Seguros
  • 23 Janeiro 2023

A ameaça que o infraseguro representa para as PME atingiu um "ponto crítico"no Reino Unido, segundo o chefe executivo da seguradora Aviva.

Metade das empresas britânicas poderão estar infraseguradas, de acordo com o 3º Relatório Anual de Perceções de Risco da Aviva, publicado na passada sexta-feira.

Adam Winslow, chefe executivo da Aviva para os seguros gerais no Reino Unido e Irlanda, explicou que “a Aviva pode fornecer aos corretores projeções – sustentadas por dados – sobre se os clientes estão infrasegurados, ao analisar várias características”.

A conclusão foi associada a uma “investida de riscos económicos interligados”, com o relatório a demonstrar que 21% das empresas inquiridas tinham reduzido, ou estavam a considerar reduzir a suas coberturas de seguro durante os 12 meses anteriores.

A Aviva entrevistou líderes seniores de 1200 pequenas, médias e grandes empresas, em todo o Reino Unido, entre agosto e outubro de 2022. Foi utilizada uma análise das carteiras de clientes para estimar que metade das empresas estavam infraseguradas. A seguradora também apurou que 40% das apólices de edifícios têm, pelo menos, algum ponto que pode estar infrasegurado em 20%.

A seguradora comentou: “os cortes nos seguros podem deixar [as empresas] expostas a riscos consideráveis. A inflação elevada, a rutura da cadeia de abastecimento e a escassez de mão-de-obra estão a afetar a quantidade de seguros de que as empresas necessitam, bem como a duração da cobertura do seguro de interrupção de negócios para ajudar a protegê-las em caso de grandes perdas”.

Adam Winslow, o chefe executivo da Aviva para os seguros gerais no Reino Unido e Irlanda, explicou: “durante 2022, as pressões dos custos evoluíram para uma crise do custo de vida em toda a economia do Reino Unido. Embora o perfil de risco, para muitas empresas, tenha mudado drasticamente, algumas entidades não tomaram medidas para assegurar que os seus seguros são adaptados à forma como funcionam atualmente. As empresas estão conscientes do impacto das pressões económicas sobre as suas operações, mas muitas podem não apreciar o efeito agravante da inflação ou da rutura em cadeias de abastecimento em termos de cobertura de seguros. O infraseguro na comunidade das PMEs pode não ser novo, mas a ameaça encontra-se agora num ponto crítico“.

Corretagem com base em dados

Em comentários à publicação Insurance Times, Adam Winslow acrescentou que a Aviva pode fornecer aos corretores projeções – sustentadas por dados – sobre se os clientes estão infrasegurados, com base em várias características. O corretor pode então ter uma conversa informada e baseada em factos com os clientes”, explicou o executivo.

Adam Winslow explicou que os dados analisados pela Aviva demonstravam que uma reclamação que excedesse 10 mil libras em valor colocaria uma em cada 10 pequenas empresas no Reino Unido fora de atividade, caso estas estivessem infraseguradas – isto resulta em cerca de meio milhão de PME em todo o país. E acrescentou: “se estivermos interessados na estabilidade financeira da economia do Reino Unido, a resolução do [infraseguro] poderia ser uma das alavancas que poderia ajudar”.

O infraseguro ocorre quando o valor segurado de um bem é inferior ao seu valor segurável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metade das empresas britânicas podem estar infraseguradas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião