Isabel dos Santos: “Continua a excluir-se África do sistema financeiro mundial”

A empresária angolana afirmou, em Londres, que o forte crescimento do setor bancário em África não impede que o continente continue a ser excluído do sistema financeiro mundial e do acesso ao capital.

Isabel dos Santos considera que o crescimento do setor financeiro em África não está a ser suficiente para abrir portas no sistema financeiro mundial e no acesso ao capital por parte do continente. O lamento da empresária angolana foi feito durante a cimeira anual sobre a importância de África no Mundo organizada pela London School of Economics (LSE) — LSE Africa Summit — que decorreu na semana passada, onde participou como oradora e deixou alguns alertas sobre os principais desafios que o continente enfrenta.

“Apesar do forte crescimento do setor bancário em África, e de hoje haver milhões de africanos com contas bancárias e serviços financeiros modernos, continua-se a excluir África do sistema financeiro mundial e do acesso ao capital”, queixou-se Isabel dos Santos.

Durante a sua intervenção, a empresária mostrou alguns exemplos que, na sua opinião, demonstram desafios semelhantes partilhados pelos diversos países africanos. Nomeadamente a questão do desenvolvimento urbano das grandes cidades em África, dando como exemplo o Plano Metropolitano de Luanda, que procura responder a desafios como o aumento da população e mobilidade. As estimativas apontam para que o número de habitantes da capital angolana passe de 6,5 milhões em 2017 para 13 milhões em 2030. Ou seja, o dobro. Isabel dos Santos sublinhou ainda que o futuro passa claramente por África e que as grandes áreas de desenvolvimento são a Energia e a Agricultura.

A empresária africana aproveitou a ocasião para deixar ainda alguns conselhos aos estudante sobre temáticas relacionadas com África e no âmbito da discriminação. “Têm de acreditar em vocês para conseguirem lutar contra todos os tipos de discriminação que vão encontrar a partir de agora nas vossas vidas profissionais”, disse Isabel dos Santos, acrescentando que “infelizmente, o mundo ainda está cheio de preconceitos, ou se é africano, ou se é demasiado jovem para fazer alguma coisa, ou se é demasiado inteligente, ou se é demasiado privilegiado, ou se é mulher e, portanto, do sexo errado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel dos Santos: “Continua a excluir-se África do sistema financeiro mundial”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião