Minipreço fecha 2022 com vendas de 596 milhões e menos lojas
Apesar de ter reduzido 7% o número de lojas em Portugal, a insígnia do grupo Dia teve uma subida na faturação num ano em que lançou 229 novas referências de marca própria e alargou serviço online.
Os supermercados Minipreço registaram vendas líquidas de 596 milhões de euros em 2022, o que representa um ligeiro crescimento de 0,5% em relação ao ano anterior, com uma redução de 7% na rede de lojas. Em termos comparáveis (like-for-like), a faturação progrediu 3,7%.
No âmbito de um plano de reestruturação, o grupo Dia fechou 25 lojas Minipreço e despediu um total de 159 pessoas em Portugal, após uma negociação que colocou 12% dos envolvidos noutras funções, como o ECO escreveu no verão passado.
Presente no mercado há 42 anos, a insígnia do grupo Dia tem cerca de 500 lojas espalhadas pelo país, sendo perto de 300 operadas em regime de franquia. E um total de 112 em Portugal já opera sob o novo modelo comercial de lojas de bairro, informou o grupo de origem espanhola.
Em comunicado, o conselho de administração composto por Miguel Silva, Pedro Devesa e Joana Neto, descreve um ano de 2022 “altamente desafiante” para a Dia Portugal, mas em que diz ter “[reforçado] o compromisso junto das famílias portuguesas num ambiente económico complexo”.
“Continuamos fortemente empenhados em renovar a nossa oferta de marca própria e, só em Portugal, lançámos 229 novas referências em várias categorias de produtos, aliados indispensáveis para a poupança dos nossos clientes”, acrescenta o grupo.
O alargamento do serviço online a 55% da população é outro destaque do último ano, com a empresa retalhista a adiantar no mesmo comunicado que já conta com 185 lojas com express delivery e 57 lojas com online próprio, o que representa um crescimento de quase 50% face a 2021.
Em termos consolidados, o Grupo Dia, fundado em 1979 e liderado atualmente por Martín Tolcachir, fechou 2022 com vendas líquidas de 7.286 milhões de euros, 9,6% a mais do que em 2021. Além de Portugal, tem operações também em Espanha, na Argentina e no Brasil, num total de quase 6.000 estabelecimentos comerciais.
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