PS recusa eleições antecipadas caso perca as europeias em 2024
Líder parlamentar do PS diz não haver alternativa ao atual Governo e rejeita a hipótese levantada por Montenegro, em entrevista ao eco, de eleições antecipadas em 2024.
Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS, considera que não há atualmente uma alternativa ao Governo liderado por António Costa e rejeita a hipótese levantada por Luís Montenegro, presidente do PSD, de serem convocadas eleições legislativas antecipadas em 2024.
Em declarações aos jornalistas depois de visitar várias empresas do setor tecnológico, no Porto, o responsável socialista notou que os social-democratas ainda têm de “mostrar como ser alternativa ao PS e apresentar, em 2026, um programa alternativo ao do PS”. “Neste momento não há programa alternativo ao do PS”, acrescentou.
Em relação à possibilidade aberta pelo líder laranja, em entrevista ao ECO, de avaliar um pedido de antecipação de eleições ao Presidente da República, caso o Governo continue a somar polémicas e venha a perder as europeias em meados de 2024, Brilhante Dias respondeu que não se recorda de Montenegro “ter essa opinião quando o PS ganhou as eleições [para o Parlamento Europeu] em 2014”.
“Em 2013 já tinha havido uma crise política com uma demissão irrevogável. Não me lembro de o Dr. Montenegro ter pedido a dissolução da Assembleia da República e ter pedido eleições ao professor Cavaco Silva, então Presidente da República. A vida política tem ciclos políticos, democráticos, e se queremos defender a democracia temos de defender a capacidade dos governos e das oposições atuarem no jogo político”, resumiu.
No dia em que se assinala um ano desde que o partido venceu as legislativas com maioria absoluta, comandado por António Costa, o líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias, defendeu ainda que “o Governo tem a força que os portugueses lhe deram”.
Sobre a estratégia reformista estar em causa pela onda de demissões e crises no Executivo, aconselhou a “focar no essencial”. “O essencial da política não é resolver problemas da orgânica do Governo. O essencial da política é resolver os problemas” da vida dos portugueses, completou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PS recusa eleições antecipadas caso perca as europeias em 2024
{{ noCommentsLabel }}