Famílias na UE gastam 1.035 mil milhões em alimentos e bebidas não alcoólicas. Portugal está em 10.º lugar

Portugal surge na 10.ª posição, acima da média europeia, com um total de 24,8 mil milhões de euros gastos em "alimentos e bebidas não alcoólicas" em 2021.

Em 2021, as famílias na União Europeia (UE) gastaram mais de 1.035 mil milhões de euros (o equivalente a 7,1% do PIB total da UE) em “alimentos e bebidas não alcoólicas”. Os números são do Eurostat, que indica que esta categoria tem um peso de 14,3% nas despesas de uma família. Portugal surge na décima posição, com um total de 24,8 mil milhões de euros. Por sua vez, foram gastos 128 mil milhões de euros em álcool em toda a UE.

Comparando com 2020, a despesa das famílias da UE com “alimentos e bebidas não alcoólicas” representava 14,8% do total das despesas, o que mostra que houve uma descida de 0,5 pontos percentuais desse peso em 2021. No segundo ano de pandemia, as quotas mais elevadas das despesas com “alimentos e bebidas não alcoólicas” foram na Roménia (24,8%), Lituânia (20,4%) e Bulgária (20,1%).

No lado oposto, as percentagens mais baixas foram observadas na Irlanda (8,3%), Luxemburgo (9%) e Áustria (10,9%). Portugal aparece na décima posição, acima da média europeia, com um total de 24,8 mil milhões de euros, o equivalente a uma fatia de 17,9%.

Comparando com 2020, o peso das despesas totais das famílias com alimentação diminuiu em todos os países da UE, exceto na Polónia e na Eslováquia, onde aumentou 0,2% em ambos. As maiores quedas foram na Grécia (-1,7 p.p.), Lituânia (-1,4 p.p.) e Croácia, Estónia e Eslovénia (-1,3 p.p.).

Quase 1% do PIB da UE é gasto em bebidas alcoólicas

Em 2021, as famílias na UE gastaram 128 mil milhões de euros (o equivalente a 0,9% do PIB da UE) em “bebidas alcoólicas”. Isto representa 1,8% de todas as despesas totais de consumo — a mesma percentagem de 2020 –, revela o Eurostat.

Entre os vários Estados-membros, as maiores fatias do consumo de bebidas alcoólicas foram observadas na Letónia (5%), Estónia (4,7%) e Polónia (3,7%), enquanto as mais baixas surgem na Grécia e Itália (ambas 1%), Holanda (1,3%) e Espanha (1,4%). Portugal está quase no fim da tabela, abaixo da média europeia, com 2,05 mil milhões de euros gastos em álcool, o equivalente a um peso de 1,5% na despesa total das famílias.

Em 2021, comparando com 2020, o peso das despesas das famílias com álcool ficou inalterado em dez países da UE (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Holanda, Áustria, Polónia, Roménia e Eslováquia) e aumentou apenas na Croácia (+0,6 p.p.). Entre os restantes Estados-membros da UE, as maiores quebras registaram-se na Irlanda (-0,5 p.p.), Letónia e Lituânia (ambas -0,4 p.p.), Espanha e Estónia (ambas -0,3 p.p.).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias na UE gastam 1.035 mil milhões em alimentos e bebidas não alcoólicas. Portugal está em 10.º lugar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião