TAP sondou potenciais investidores e Governo está satisfeito

Ministro das Finanças vai levar "em breve" ao Conselho de Ministros o início do processo de privatização da TAP. Companhia aérea fez estudo de mercado e Governo ficou satisfeito com o resultado.

O início do processo de reprivatização da TAP está iminente, confirmou esta segunda-feira o ministro das Finanças, Fernando Medina, numa conferência de imprensa em Espanha, depois de uma reunião bilateral com o Governo espanhol. O governante também disse que a TAP realizou um estudo de mercado junto de potenciais interessados e sinalizou que as conclusões foram satisfatórias.

“Quanto à privatização da TAP, o Governo está a desenvolver os trabalhos prévios necessários para poder dar início ao processo de privatização da TAP, que faremos com a brevidade possível e a atenção necessária a um processo desta dimensão e exigência. Espero, em breve, poder apresentar ao Conselho de Ministros o arranque do processo de privatização da TAP”, afirmou o ministro das Finanças sobre a companhia aérea portuguesa.

O ministro confirmou ainda que “a TAP realizou um pré-estudo de mercado junto de potenciais investidores, procurando aferir perspetivas de investimento de alguns potenciais investidores na TAP. Esse trabalho é exploratório, indicativo”. A companhia aérea contratou o banco de investimento norte-americano Evercore para fazer a auscultação prévia dos candidatos.

“Um trabalho que nos deu a principal conclusão de que, dado o muito bom desempenho que a TAP está a ter, muito acima das perspetivas relativamente ao cumprimento do plano de reestruturação, de que este é um bom momento para avaliar e decidir relativamente ao curso da privatização da companhia”, rematou. A transportadora aérea deverá terminar o ano com um resultado positivo, graças ao bom desempenho financeiro no segundo semestre. A CEO da TAP, referiu numa mensagem recente aos trabalhadores que a empresa terá “uma das maiores receitas da sua história” em 2022.

Sabe-se que entre as entidades interessadas na TAP estão, pelo menos, a Lufthansa, Air France-KLM e grupo IAG.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP sondou potenciais investidores e Governo está satisfeito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião