INCoDe.2030 está a reunir ações de capacitação digital numa única plataforma

O objetivo é que cidadãos, empresas, administração pública central e local e terceiro setor consigam identificar as oportunidades de formação e desenvolver as mais adequadas às suas necessidades.

O INCoDe.2030, Iniciativa Nacional de Competências Digitais 2030, está a realizar um levantamento de iniciativas de capacitação digital, a nível nacional, com o apoio da Deloitte. Depois de um primeiro projeto-piloto em Aveiro, o objetivo é, agora, centralizar na Plataforma Digital Skills and Jobs toda a informação relacionada com iniciativas de formação e capacitação digital a nível nacional, para que cidadãos e cidadãs, empresas, administração pública central e local e terceiro setor possam identificar as oportunidades de formação e desenvolver as mais adequadas às suas necessidades.

“Portugal está ligeiramente acima da média europeia no que toca à utilização da internet, mas cerca de 15% da nossa população ainda não está online e apenas 29% dos portugueses e portuguesas têm competências digitais acima do nível básico. Há, por isso, um caminho a percorrer”, começa por contextualizar Luisa Ribeiro Lopes.

“O que este piloto nos mostra é que a região de Aveiro está a fazer esse percurso a bom ritmo, com uma oferta muito satisfatória de ações que devem ser mais divulgadas junto da população, de forma a diminuir o número de pessoas que ainda não têm estas competências. O trabalho feito nesta região vai servir de exemplo para um levantamento mais alargado de projetos como estes em todo o território nacional”, acrescenta a coordenadora-geral do INCoDe.2030, citada em comunicado.

Os resultados do piloto em Aveiro mostram que entidades públicas, privadas e do terceiro setor da região irão promover mais de 100 iniciativas de capacitação digital, e que 59 das iniciativas vão ser dirigidas a trabalhadores e 14 a empresas, e irão apostar em temas como a proteção de dados, a cibersegurança ou a linguagem de programação. As ações e formações criadas serão, na grande maioria das vezes (78%), gratuitas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INCoDe.2030 está a reunir ações de capacitação digital numa única plataforma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião