Pessoal de terra aprova proposta da TAP garantindo paz social

Esforço de última hora da TAP permitiu que o plenário do SITAVA aprovasse a proposta da companhia aérea. Cortes no valor das horas extraordinárias e do trabalho noturno acabam.

O plenário do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) aprovou, praticamente por unanimidade, a proposta de melhoria das condições salariais feita pela TAP, afirmou ao ECO Paulo Duarte, presidente da estrutura sindical que representa o pessoal de terra da companhia.

“Em cima da hora a TAP fez uma proposta que foi ao encontro do que era pretendido e foi aprovada quase por unanimidade, com apenas 10 votos contra”, relata Paulo Duarte, referindo que o plenário desta quarta-feira reuniu mais de 600 associados no refeitório da companhia área. A aprovação evita o recurso a outras formas de luta, que poderiam passar pela greve.

Além de manterem o corte salarial de 20% (e não um agravamento para 25% como está previsto no Acordo Temporário de Emergência assinado em 2021), que passará a ser aplicado acima dos 1.520 euros, deixará também de incidir sobre as horas extraordinárias e o trabalho em período noturno (entre as 20h e as 7h). “Os trabalhadores da TAP sempre foram apetecíveis. Com os cortes salariais está a sair muita gente e a há dificuldade em contratar. É uma medida a título de prémio para reter os trabalhadores”, explica Paulo Duarte.

O SITAVA conseguiu ainda o aumento do subsídio de alimentação. De fora ficou a atualização das tabelas salariais em 5%, já que a companhia aérea denunciou o Acordo de Empresa. A TAP já fez uma proposta e o sindicato uma contraproposta, num processo que Paulo Duarte antecipa que será difícil e tenso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pessoal de terra aprova proposta da TAP garantindo paz social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião