BRANDS' CAPITAL VERDE Escolher um carro elétrico é escolher proteger o ambiente?

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 15 Fevereiro 2023

Os carros elétricos surgiram como uma opção de mobilidade mais ecológica. Mas será que conhece mesmo os benefícios que a escolha de um elétrico traz para o ambiente? Saiba aqui.

A procura de carros elétricos tem sido uma tendência crescente e por inúmeras razões. Uma delas está relacionada com a poupança no combustível, que está cada vez mais caro, mas por detrás de todos esses motivos há um que se encontra quase sempre no topo da lista: ter um veículo mais ecológico e sustentável.

O facto de os carros elétricos emitirem significativamente menos carbono do que os veículos a combustível fóssil, torna-os, logo à partida, uma opção mais limpa. Mas, além disso, eles também emitem menos poluentes atmosféricos, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do ar nas cidades e outras áreas urbanas.

Mesmo ainda havendo alguma controvérsia relativamente à extração de lítio e de cobalto, necessária para a produção de baterias para os veículos elétricos, a verdade é que, mesmo assim, eles continuam a ser uma melhor opção para o ambiente do que os veículos a combustão. Veja porquê:

  1. Pegada de carbono menor. Apesar da extração de lítio e cobalto numa fase inicial, os carros elétricos acabam por ser muito mais limpos durante o seu tempo de vida útil do que os carros a combustão (responsáveis por 10% dos gases com efeito de estufa, a nível global, de acordo com o Office of Scientific and Technical Information.
  2. Carros a combustão poluem continuamente e os elétricos não. Enquanto que os carros elétricos afetam o ambiente numa fase inicial (com a extração de lítio e cobalto para a produção das suas baterias), mas depois não poluem mais durante o seu ciclo de vida, os carros a combustão poluem sempre – poluem numa fase inicial (extração do petróleo) e continuam a poluir sempre que foram usados.

Esta é uma opção que também se torna mais atrativa para a carteira dos seus utilizadores, que acabam por poupar muito nos abastecimentos dos veículos, uma vez que são carregados eletricamente. No entanto, mesmo assim ainda há muita indecisão na hora de abandonar um carro a combustão por um elétrico pelos custos associados a essa troca.

A falta de informação sobre os apoios existentes para quem deseja adquirir um carro elétrico contribui para esta indecisão. Logo em março de 2021, ficaram definidos alguns incentivos do Estado para a compra de veículos elétricos, quer por parte de pessoas singulares (até 3 mil euros), quer por parte de empresas (até 6 mil euros).

Além dos incentivos do governo, há também algumas entidades bancárias que já estão a lançar alguns apoios nesse sentido, como é o caso do Montepio Crédito, que criou o Ecofinanciamento, que tem como objetivo promover o financiamento para viaturas elétricas e híbridas plug-in. Esta solução caracteriza-se por possuir taxas competitivas e comissões reduzidas para a aquisição de veículos novos e seminovos.

O Montepio Crédito, no quadro da sua atividade que tem por base a resposta aos desafios da sustentabilidade e ciente das novas tendências, lançou a marca Ecofinanciamento por isso mesmo, para refletir o posicionamento da instituição enquanto promotora da defesa do ambiente e como entidade de referência no financiamento de viaturas elétricas e híbridas.

O Ecofinanciamento é uma solução financeira que disponibiliza condições para financiamento da aquisição de viaturas elétricas e híbridas que permitem uma poupança nos custos e no ambiente. Esta oferta responde às necessidades de financiamento de particulares e empresas, de uma forma transversal, considerando a importância e estímulos existentes para a consolidação de soluções de mobilidade verdes.

Conheça as soluções de crédito, leasing e renting automóvel do Montepio Crédito em www.montepiocredito.pt/ecofinanciamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escolher um carro elétrico é escolher proteger o ambiente?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião