EUA sancionam nove empresas por comercializarem petróleo iraniano

  • Lusa
  • 9 Fevereiro 2023

As empresas sancionadas são seis fabricantes petroquímicos com sede no Irão ou suas subsidiárias e três empresas na Malásia e em Singapura.

Os Estados Unidos sancionaram nove empresas que desempenharam um papel fundamental na produção, venda e exportação de produtos petroquímicos iranianos no valor de centenas de milhões de dólares, anunciou esta quinta-feira o Departamento do Tesouro norte-americano.

As empresas sancionadas são seis fabricantes petroquímicos com sede no Irão ou suas subsidiárias e três empresas na Malásia e em Singapura envolvidas na facilitação da venda e embarque de produtos petrolíferos e petroquímicos em nome da Triliance Petrochemical, já referenciada em 2020 pelo Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla inglesa) norte-americano.

Em 2018, após o então Presidente norte-americano Donald Trump ter abandonado unilateralmente o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, Washington impôs um conjunto de sanções económicas a Teerão, que levaram ao congelamento de todos os bens iranianos em solo norte-americano.

As sanções congelam quaisquer ativos que as entidades ou os indivíduos sancionados possam ter nos Estados Unidos, impedindo-os igualmente de fazer negócios com os norte-americanos. Entre as empresas sancionadas está a iraniana Amir Kabir Petrochemical Company (AKPC), grande produtora de polietileno, pela compra de milhões de dólares em polietileno de baixa densidade (LDPE) para envio a compradores na China.

As empresas asiáticas designadas são a Asia Fuel PTE, com sede em Singapura, que, desde o final de 2021, facilitou o envio de milhões de dólares em produtos petrolíferos para clientes no leste da Ásia. Sancionada foi também a Sense Shipping and Trading, uma empresa de fachada da Triliance Petrochemical, com sede em Kuala Lumpur, Malásia, que facilitou o envio de dezenas de milhares de toneladas métricas de produtos petroquímicos para clientes no exterior.

Outra empresa visada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos é a Unicious Energy, também com sede em Singapura, que desempenha um papel significativo na rede da Triliance, coordenando milhões de dólares em pagamentos relacionados com produtos petrolíferos para outras empresas dentro da rede. A Unicious Energy é também acusada de auxiliar a Triliance na venda de centenas de milhões de dólares em produtos petrolíferos.

Em resultado, todas as ações e participações destas empresas que se encontrem nos Estados Unidos ou que sejam controladas por empresários, gestores ou intermediários norte-americanos devem ser bloqueadas e relatadas ao OFAC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA sancionam nove empresas por comercializarem petróleo iraniano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião