BRANDS' CAPITAL VERDE Saiba onde pode poupar ao escolher um elétrico

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 23 Fevereiro 2023

A economia de custos na compra de carros elétricos é um dos principais objetivos dos compradores. A poupança não se faz só nos combustíveis, mas também na manutenção do carro, que fica mais acessível.

A poupança a longo prazo costuma ser o fator primordial por trás das razões que levam os compradores a escolher um carro elétrico. À primeira vista, essa redução de custos é atribuída ao facto de deixar de ser necessário abastecer o veículo com combustível, mas sabia que os fatores de poupança vão muito além disso?

A economia de custos na compra de um carro elétrico está, sim, muito relacionada com a eficiência em termos de combustível comparativamente a veículos a gasolina ou gasóleo, o que significa que os proprietários podem economizar dinheiro em custos de combustível. No entanto, os automóveis elétricos também exigem menos manutenção, o que contribui em muito para uma poupança adicional de custos ao longo do tempo.

Esta poupança nos custos de manutenção prende-se, sobretudo, com o motor. Enquanto um motor a combustão tem muitas mais peças e componentes, um motor elétrico reduz consideravelmente este número e, consequentemente, diminui a probabilidade de algum desses elementos estragar-se ou necessitar de manutenção.

Para perceber a diferença no número de peças que cada veículo precisa, olhemos para o caso do carro a combustão. Óleo para o motor, filtro do óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar do habitáculo, correias de distribuição, velas, radiador, pastilhas do travão e pneus são algumas das peças imprescindíveis para que consiga circular. Por sua vez, um carro elétrico precisa apenas de quatro destes componentes – filtro de ar do habitáculo, radiador, pastilhas do travão e pneus -, retirando, assim, seis outros elementos (cruciais nos carros a combustão) que obrigam a mais custos.

Além da poupança inerente a um menor número de peças e outros produtos, a redução de custos na compra de um carro elétrico também está ligada às zero emissões deste tipo de veículo, o que faz com que os proprietários fiquem isentos do pagamento de IUC e ISV. Ou seja, menos uma despesa face aos veículos a gasóleo ou gasolina.

Ainda assim, o facto de o custo inicial dos carros elétricos poder ser maior do que os veículos tradicionais leva a que muitas pessoas fiquem reticentes quanto à decisão de troca. No entanto, também aqui existem vários benefícios, entre eles os incentivos do Estado para a compra de veículos elétricos, que podem ir até 3 mil euros para pessoas singulares e até 6 mil euros para empresas.

Mas não só o Estado está atento a estas realidades e a proporcionar ajudas a quem pretende adquirir um elétrico. Há, também, algumas entidades bancárias que já estão a lançar alguns apoios nesse sentido, como é o caso do Montepio Crédito, que criou o Ecofinanciamento, que tem como objetivo promover o financiamento para viaturas elétricas e híbridas plug-in. Esta solução caracteriza-se por possuir taxas competitivas e comissões reduzidas para a aquisição de veículos novos e seminovos.

O Montepio Crédito, no quadro da sua atividade que tem por base a resposta aos desafios da sustentabilidade e ciente das novas tendências, lançou a marca Ecofinanciamento por isso mesmo, para refletir o posicionamento da instituição enquanto promotora da defesa do ambiente e como entidade de referência no financiamento de viaturas elétricas e híbridas.

O Ecofinanciamento é uma solução financeira que disponibiliza condições para financiamento da aquisição de viaturas elétricas e híbridas que permitem uma poupança nos custos e no ambiente. Esta oferta responde às necessidades de financiamento de particulares e empresas, de uma forma transversal, considerando a importância e estímulos existentes para a consolidação de soluções de mobilidade verdes.

Conheça as soluções de crédito, leasing e renting automóvel do Montepio Crédito em www.montepiocredito.pt/ecofinanciamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba onde pode poupar ao escolher um elétrico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião