IberBlue Wind instala parque eólico no mar da Figueira da Foz por 2,5 mil milhões

Consórcio espanhol e irlandês vai instalar no largo da Figueira da Foz o seu primeiro parque eólico offshore. As 55 turbinas instaladas terão uma capacidade instalada de 990 MW.

A joint venture espanhola e irlandesa quer instalar até 2 gigawatts (GW) de potência na Península Ibérica nos próximos anos. E, em Portugal, vai começar pela Figueira da Foz, com um investimento de 2,5 mil milhões de euros, confirma a IberBlue Wind ao ECO/Capital Verde.

De acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira, a empresa, detida pela Simply Blue, Proes Consultores e FF New Energy Ventures, vai começar por inaugurar um parque eólico ao largo da costa da Figueira da Foz, que ocupará uma área de 359 quilómetros quadrados e terá 55 turbinas eólicas, cada uma com capacidade de 18 megawatts (MW), o que perfaz um total de 990 MW de capacidade instalada.

Denominado de Botafogo, em homenagem ao galeão português que ficou conhecido como o navio de guerra mais poderoso do mundo na sua época, cada uma das turbinas terá uma capacidade de 18 megawatts (MW). Ao todo, o projeto do consórcio prevê ter energia para fornecer eletricidade “a centenas de milhares de casas” e “a criação de milhares de postos de trabalho”.

A aposta do consórcio internacional no setor das energias eólicas sobre o mar surgem no âmbito do primeiro leilão que o Governo pretende lançar ainda este ano. O objetivo do leilão é instalar até 10 GW de capacidade até 2030.

O parque eólico offshore será apoiado por plataformas flutuantes ancoradas no fundo do mar, o que permite a sua localização a 30-50 quilómetros da costa e reduz consideravelmente o seu impacto visual. “Esta tecnologia permite que as turbinas eólicas se situem em águas mais profundas, afastadas da costa, o que supera a dificuldade colocadas pela estreiteza da plataforma continental ao largo da Península Ibérica”, explica a nota.

Quanto ao valor do investimento, este deverá situar-se nos 2,5 mil milhões de euros, mas fonte oficial da empresa ressalva ao ECO/Capital Verde que ainda está a ser estudado o modelo financeiro do projeto para Portugal.

Figueira da Foz é uma das cinco áreas propostas pelo Governo português para a exploração de energias renováveis no mar e, para a IberBlue Wind, a aposta nesta área justifica-se pela combinação entre o seu elevado potencial eólico e infraestrutura portuária existente, além de se situar “na zona Centro do país, que tem uma procura significativa de energia através de clientes industriais e privados”, frisa Adrián de Andrés, vice-presidente da IberBlue Wind.

A escolha não é uma surpresa já que, em setembro passado, em Madrid, o consórcio já tinha revelado que os primeiros dois projetos de parques eólicos sobre o mar iriam nascer no Centro e Norte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IberBlue Wind instala parque eólico no mar da Figueira da Foz por 2,5 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião