Sem compromisso negocial, FESAP também convoca greve

  • Marta Santos Silva
  • 5 Abril 2017

No dia em que os sindicatos afetos à CGTP convocaram uma greve geral da Administração Pública para 26 de maio, a FESAP, da UGT, relembra que também está disposta a fazê-lo.

Se o Governo assinar um compromisso negocial com os sindicatos, poderá evitar que a FESAP convoque greve geral, anunciou esta quarta-feira essa federação sindical, afeta à UGT, no mesmo dia em que a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), ligada à CGTP, convocou greve para 26 de maio.

“A FESAP propôs”, na reunião de ontem com a secretária de Estado da Administração Pública Carolina Ferra, “que seja assumido e assinado um novo compromisso negocial, evitando assim que os trabalhadores se vejam forçados a enveredar por formas de luta mais duras como as que foram aprovadas no recentemente realizado XIII Congresso da UGT, as quais incluem a realização de uma Greve Geral da Administração Pública”, lê-se no comunicado enviado pela FESAP às redações.

Uma moção de urgência aprovada pela FESAP no congresso da UGT, a 25 e 26 de março, promete a realização de uma greve geral se não houver um calendário negocial que preveja oito temas:

  1. O descongelamento das carreiras e das progressões, agendado no Orçamento do Estado para 2016 para começar a partir de 2018;
  2. A resolução dos problemas de precariedade na Administração Pública;
  3. A revisão do regime de avaliação SIADAP;
  4. A revisão do Acordo Coletivo de Carreiras Gerais;
  5. A Tabela Remuneratória Única;
  6. A política de admissões na Administração Pública;
  7. A ADSE “enquanto sistema mais aberto”;
  8. A despenalização das longas carreiras contributivas.

A FNSTFPS, quando anunciou a convocação de greve geral da administração pública para 26 de maio, disse exigir aumentos e 35 horas de trabalho semanal para todos, visto que ainda existem alguns funcionários que, por terem um enquadramento contratual diferente, não têm acesso a este novo regime, assim como aumentos salariais, sem esperar pelo Orçamento do Estado para 2018.

“Os trabalhadores não podem ver a sua vida parada à espera que o Governo cumpra o seu programa, quando sabemos que há dinheiro porque o país, segundo as opiniões e as estatísticas, está a viver melhor”, afirmou a dirigente sindical Ana Avoila, citada pela Lusa. “Achamos que há dinheiro para resolver já alguns problemas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sem compromisso negocial, FESAP também convoca greve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião