Guerra na Ucrânia vai custar 160 mil milhões de euros à Alemanha até ao fim do ano

  • Mariana Marques Tiago
  • 20 Fevereiro 2023

Até ao final de 2023, a Alemanha irá perder 160 mil milhões devido à invasão russa da Ucrânia. O PIB per capita da maior economia europeia vai ficar 2.000 euros abaixo do inicialmente previsto.

A invasão russa da Ucrânia deverá custar à economia alemã cerca de 160 mil milhões de euros até ao final do ano. A indústria deverá ter gastos energéticos 40% superiores aos de 2021.

O líder da Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio, Peter Adrian, adiantou ao Rheinische Post, citado pela Reuters, que esta previsão fará com que o PIB per capita da maior economia europeia fique 2.000 euros abaixo do inicialmente previsto.

O setor da indústria é a base de grande parte da economia alemã e foi fortemente impactado pelo aumento dos preços da energia, que bateram recordes no último ano. Este ano, a indústria alemã deverá ter um gasto 40% maior em energia do que em 2021. Por isso mesmo, “as perspetivas de crescimento para 2023 e 2024 também são mais baixas do que em muitos outros países”, continuou.

Atualmente, exemplificou Peter Adrian, face a França, a eletricidade alemã apresenta-se quatro vezes mais cara.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra na Ucrânia vai custar 160 mil milhões de euros à Alemanha até ao fim do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião