Exclusivo Como a guerra mudou a economia mundial em 10 gráficospremium

A guerra na Ucrânia acelerou várias das tendências que foram originadas com a pandemia, gerando outras que têm potencial para perdurar no tempo. O efeito mais visível foi sentido na inflação.

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, traçaram-se cenários muito pessimistas para a evolução da economia mundial que estava finalmente a libertar-se das amarras da pandemia. Um ano depois já se pode concluir que as nuvens não eram assim tão negras, sobretudo na atividade económica, com o impacto mais marcante a ser sentido nos preços. A guerra tem as “costas largas” para justificar vários dos desenvolvimentos que ocorreram nos últimos 12 meses, mas muitos dos problemas com que a economia mundial se debate atualmente já se verificavam antes da ordem de Putindar origem a um dos maiores conflitos militares em solo europeu desde a II Guerra Mundial. Antes de fevereiro de 2022, a inflação já aceleravacomo não se via há décadas, os bancos centrais estavam com o dedo

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.