Quase um terço dos reformados que compraram casa em Portugal era estrangeiro

No Algarve, do total de crédito à habitação concedido a pessoas reformadas em 2022, 85% foi para pessoas estrangeiras.

Quase um terço dos reformados que compraram casa em Portugal no ano passado eram estrangeiros, adianta o Banco de Portugal, no novo indicador estatístico disponibilizado esta quinta-feira. Já se o foco for o montante do crédito à habitação concedido aos reformados, metade foi para cidadãos de outros países.

Apesar de apenas 1% do montante de crédito à habitação concedido em 2022 ter ido para pessoas reformadas, é de destacar o peso das que têm nacionalidade estrangeira. A maioria destes cidadãos veio do Brasil e dos EUA: se tivermos em conta os montantes concedidos, os EUA ficam no topo mas pelo número de pessoas os brasileiros estão em maioria.

Nacionalidades dos reformados estrangeiros que obtiveram crédito à habitação em 2022 (por montante concedido)

Se olharmos por regiões de residência, no Algarve a fatia que é concedida a estrangeiros chega mesmo a atingir 85%. Nessa zona, que é escolhida por vários estrangeiros para passar a reforma, as origens são também diferentes do cenário nacional. Os reformados estrangeiros com crédito à habitação nesta região do Sul são maioritariamente originários dos EUA, do Reino Unido e da Suécia.

Já na Área Metropolitana de Lisboa, quase metade do montante de crédito à habitação concedido a reformados correspondia a pessoas estrangeiras. Os EUA e Brasil continuam no topo, seguidos pelo Canadá.

É de salientar que este indicador engloba também créditos para obras na habitação ou aquisição de terrenos para habitação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase um terço dos reformados que compraram casa em Portugal era estrangeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião