Meia pensão aos reformados da banca custará 30 milhões ao Estado

  • ECO
  • 12 Janeiro 2023

Bancos adiantam a meia pensão aos reformados que foram excluídos da medida anunciada em setembro. Governo compensará instituições. Medida vai custar mais de 30 milhões aos cofres do Estado.

Sindicatos, bancos e Governo vão assinar, nos próximos dias, o acordo sobre o pagamento da meia pensão aos bancários na reforma que foram excluídos do suplemento extraordinário anunciado em setembro. As instituições adiantam o “cheque”, mas vão ser compensadas pelo Governo. De acordo com o Dinheiro Vivo (acesso livre), a medida custará entre 30 milhões e 35 milhões de euros aos cofres do Estado.

A mesma publicação adianta que aos reformados que receberam o cheque de 125 euros — destinado aos trabalhadores com rendimentos mensais brutos até 2.700 euros, a beneficiários de apoios sociais e aos inscritos nos centros de emprego –, será descontado aquele valor no momento do pagamento do complemento de reforma.

O Mais Sindicato, SBC e SBN anunciaram esta quarta-feira que chegaram a um princípio de acordo com os bancos e o Governo para que os reformados da banca também recebam meia pensão para mitigar os efeitos da inflação. O acordo será assinado nos próximos dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Meia pensão aos reformados da banca custará 30 milhões ao Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião