BRANDS' ADVOCATUS Imprensa FDUL: todos os livros, num mesmo local

  • BRANDS' ADVOCATUS
  • 1 Março 2023

A Imprensa FDUL é um projeto da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa que tem como objetivo publicar, num único lugar, obras jurídicas de relevo e indiscutível valor científico.

Lançada em dezembro de 2020, a Imprensa FDUL é uma editora jurídica que tem como principal objetivo divulgar a produção e investigação científica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), tanto a clássica como a mais atual, e que pretende também contribuir para o enriquecimento do património bibliográfico na área do Direito.

Destacam-se a publicação e reedição de obras clássicas, de difícil acesso a juristas (mesmo em bibliotecas jurídicas), de professores da Faculdade, bem como de originais de dissertações ou monografias que, pela sua mais-valia científica, justificam a sua divulgação.

A FDUL é a maior Faculdade de Direito do país, fundada em 1913, conta com mais de 250 docentes, e a sua produção científica ultrapassa largamente o quadro jurídico nacional e a própria língua portuguesa. Assim, a Imprensa FDUL pretende também elevar o nível da investigação científica, através da sua publicação numa editora cuja principal finalidade é a divulgação científica e não fins comerciais.

Sendo uma instituição com inegável tradição no panorama nacional, e assumindo-se como um centro de criação e difusão de conhecimento científico nas áreas das ciências jurídicas, a FDUL prova, com a criação deste projeto, que se consegue aliar tradição e inovação, apostando numa nova forma de transmitir conhecimento. “Tradição que imprime inovação” é, aliás, o mote que está na base da conceção e desenvolvimento da Imprensa FDUL.

Neste momento, existem já nove títulos publicados, contando atualmente a Imprensa FDUL com três coleções:

Clássicos, que se destina à publicação de obras clássicas, de difícil acesso e de elevada valia científica. Já se encontra publicado “O Dever de Prestar e o Dever de Indemnizar”, de Manuel Gomes da Silva. Esta foi a primeira obra lançada pela Imprensa FDUL, um clássico que passou a estar disponível para todos, e que terá a sua versão e-book publicada ainda este ano.

Manuais da Clássica, uma linha de publicação que resulta de um projeto de cooperação com a AAFDL – Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa. A coleção conta já com cinco obras.

Teses de Doutoramento, na qual se publicam as teses de doutoramento de docentes da FDUL. São três as obras existentes atualmente.

Em breve, serão também publicados os primeiros números da nova Coleção Teses de Mestrado, e está também prevista para 2023 a nova Coleção de Estudos.

Cada leitor é único e tem hábitos de leitura distintos. Há quem goste do toque das folhas e cheiro do papel, há quem prefira ler em e-books, há quem goste de sublinhar passagens importantes e ir fazendo anotações ao longo do livro, mas, se o livro for emprestado, muito provavelmente não o irá fazer.

Como tal, as publicações presentes no site têm versões impressas e versões digitais, dando assim ao leitor a possibilidade de escolher qual a opção que melhor se lhe adequa, se um exemplar impresso ou em formato e-book. Desta forma, permite-se também a máxima divulgação das obras, nomeadamente para os países de língua oficial portuguesa, mas não exclusivamente, alcançando assim um maior número de leitores.

A publicação de cada obra passa por um processo de avaliação rigoroso por parte de uma comissão editorial, que conta com membros de todas as áreas jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Ciências Jurídicas, Ciências Jurídico-Políticas, Ciências Jurídico-Económicas e Ciências Histórico-Jurídicas).

Todas as obras podem ser adquiridas na loja online da Imprensa FDUL.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Imprensa FDUL: todos os livros, num mesmo local

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião