Tem escudos? Europeus têm 15 mil milhões em moeda antiga

  • Marta Santos Silva
  • 6 Abril 2017

Os piores acumuladores são os alemães, que têm mais de seis mil milhões de euros em marcos guardados em casa, mas os portugueses também acumulam ainda 154,7 milhões de euros só em notas de escudo.

Luis Cardoso, proprietário de uma loja de artigos de decoração na rua Miguel Bombarda, no centro de Lisboa, mostra algumas notas do antigo escudo que ainda aceitava como moeda de troca dez anos após a entrada do Euro, em Lisboa, 29 de dezembro de 2011. ANDRE KOSTERS / LUSAANDRE KOSTERS / LUSA

Ainda tem algumas notas ou moedas de escudo guardadas em casa? Não está sozinho — antes pelo contrário. Nos países do euro há ainda mais de 15 mil milhões de euros em moedas antigas que ainda não foram convertidas, escreve esta quinta-feira a Bloomberg, e cerca de um terço deste dinheiro já não vale nada, visto que alguns bancos nacionais deixaram de fazer conversões.

Os maiores acumuladores da moeda antiga são os alemães. Ainda há mais de seis mil milhões de euros em marcos por converter, cerca de metade em moedas. Isto apesar de a Alemanha ter entrado para o euro mais de uma década antes dos lituanos ou letões, assinala a Bloomberg.

Em Portugal, quinze anos depois da entrada do euro, ainda há mais de 250 milhões de euros em escudos que não foram trocados, mas quase metade já não poderão sê-lo: o Banco de Portugal deixou de trocar moedas no final do ano da adoção da moeda única, pelo que apenas as notas são redimíveis.

As moedas constituem 48% dos escudos existentes, mas as notas, apesar de tudo, não representam uma quantia desprezível: o relatório da Emissão Monetária 2016, divulgado esta terça-feira, mostra que restam ainda 19,6 milhões de notas de escudo em Portugal por recolher, o que corresponde a cerca de 154 milhões de euros. Em 2016, foram trocadas mais de 73 mil notas de escudo, no valor de 1,1 milhões de euros, assinalava ainda o relatório.

Tal como assinala a Bloomberg, mais de um terço das moedas antigas que ainda não foram trocadas já não valem nada. Isto porque em países como França, Itália, Finlândia ou Grécia, já não é possível trocar notas nem moedas por euros. Mas na Alemanha o Bundesbank já descansou os cidadãos: será possível trocar “indefinidamente” quantias “ilimitadas” de marcos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem escudos? Europeus têm 15 mil milhões em moeda antiga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião