“Casa Aberta” alargada a todas as fases de vacinação contra a Covid

A partir desta sexta-feira, a modalidade "Casa Aberta" está disponível para todas as fases de vacinação contra a Covid, pelo que os utentes não precisam de agendamento prévio.

A partir desta sexta-feira, a modalidade “Casa Aberta” — sem agendamento prévio –, está disponível para todas as fases de vacinação contra a Covid.

“Poderão deslocar-se aos pontos de vacinação todos os cidadãos elegíveis para a toma da vacina, encontrando-se disponível a vacinação primária ou de reforço para pessoas com 18 ou mais anos de idade e o reforço sazonal para os grupos prioritários”, adiantam os erviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), em comunicado conjunto.

Além disso, poderão ainda “recorrer aos locais de vacinação sem marcação utentes com idade igual ou superior a cinco anos para vacinação primária contra a Covid-19“, sublinham as autoridades de saúde, acrescentando que o “recurso à senha digital é opcional”.

Com este alargamento, as autoridades de saúde pretendem que “mais utentes possam deslocar-se aos locais de vacinação sem ser necessário marcação, bastando dirigir-se ao ponto de vacinação mais conveniente”, lê-se. Atualmente, a dose de reforço está disponível para os cidadãos a partir dos 18 anos, que tenham completado o esquema vacinal primário contra a Covid e que não tenham sido infetados há menos de 90 dias.

Paralelamente e em setembro arrancou a campanha de vacinação sazonal dirigida aos grupos considerados prioritários, sendo que desde então foram administradas mais de três milhões de dose de vacina, a maioria de reforço (que foi alargada para a faixa etária a partir dos 50 anos). Destes, mais de 1,7 milhões de utentes foram vacinados, em simultâneo, contra a Covid e a gripe.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Casa Aberta” alargada a todas as fases de vacinação contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião