Inflação acelera em janeiro para 5,4% nos EUA
O aumento de preços acelerou para 0,6%, acima do esperado pelos analistas, que apontavam para 0,4%., segundo o índice PCE publicado pelo Departamento do Comércio.
A inflação homóloga nos Estados Unidos foi de 5,4% em janeiro contra 5,3% no mês anterior, segundo o índice PCE publicado esta sexta-feira pelo Departamento do Comércio. Inicialmente tinha sido divulgada uma taxa de inflação de 5% em dezembro, mas os dados foram revistos em alta.
Na comparação mensal, o aumento de preços também acelerou para 0,6%, acima do esperado pelos analistas, que apontavam para 0,4%. A inflação subjacente, que exclui os preços da alimentação e da energia, por serem os mais voláteis, seguiu a mesma tendência e ficou em 4,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior, igualmente acima do previsto.
Os dados de inflação do índice PCE são os privilegiados pelo banco central norte-americano, que tem como objetivo colocar a inflação em 2%. Para atingir esse objetivo, o banco central tem vindo a subir as taxas de juro desde março passado e prevê novos aumentos nos próximos meses.
Um outro indicador de inflação divulgado nos Estados Unidos, o índice CPI, apontou para um ligeiro abrandamento da inflação para 6,4% em janeiro, contra 6,5% em dezembro, mas indicou igualmente uma aceleração a nível mensal, pela primeira vez desde setembro, com os preços a subirem 0,5% quando tinham aumentado 0,1% no mês anterior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação acelera em janeiro para 5,4% nos EUA
{{ noCommentsLabel }}