Nova taxa sobre exportação de petróleo vai custar 50 milhões à Galp no Brasil

  • ECO
  • 1 Março 2023

Tributação de 9,2%, a aplicar durante quatro meses, terá um “impacto potencial” de cerca de 50 milhões de euros para a Petrogal Brasil, subsidiária em que a Galp detém uma participação de 70%.

A taxa de 9,2% que o governo brasileiro decidiu implementar às exportações de petróleo, para vigorar até 30 de junho deste ano, pode ter um “impacto potencial” de cerca de 50 milhões de euros para a Petrogal Brasil, a subsidiária da Galp.

A estimativa “preliminar” foi realizada pela Galp, que detém uma participação de 70% naquela empresa brasileira, num comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) esta quarta-feira, dia em que entrou em vigor esta medida temporária, que vai ser aplicada durante os próximos quatro meses.

Na véspera de começar a ser aplicada, durante o anúncio de várias medidas fiscais que incidem sobre os combustíveis, Fernando Haddad, o ministro das Finanças do novo governo liderado por Lula da Silva, calculou que o imposto de exportação vai valer “algo em torno de 1% do lucro da Petrobras”.

Do outro lado do Atlântico, este imposto extraordinário sobre as vendas ao estrangeiro de uma commodity está a ser encarado como um sinal preocupante por vários outros setores exportadores de matérias-primas, como soja e minério de ferro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova taxa sobre exportação de petróleo vai custar 50 milhões à Galp no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião