Demium investe em startup portuguesa que ajuda com IA as empresas a pagar menos impostos

Investimento será alocado ao desenvolvimento de produto e crescimento no mercado nacional, mas também no arranque das operações em Espanha, onde também existe um benefício fiscal semelhante ao SIFIDE.

A espanhola Demium Capital anunciou que investiu 150 mil euros na Lever.tax, startup portuguesa que aplica inteligência artificial (IA) para “resolver a ineficiência dos benefícios fiscais para pequenas empresas que apostam em desenvolvimento e inovação”.

“Em muitos países, existem benefícios fiscais que visam estimular a inovação nas empresas, contribuindo para a competitividade do tecido empresarial. Em Portugal, este programa chama-se SIFIDE (…) Com o apoio da Lever.tax, as empresas podem recuperar até 82,5% do valor das despesas em inovação recorrendo ao SIFIDE”, assegura a startup fundada por Bernardo Seixas (CEO), Rita Neves (COO) e Bernardo Tavares (CTO).

Apesar do impacto positivo do programa ao longo dos anos, os empreendedores salientam que existem “ineficiências” no acesso ao benefício: “Falámos com mais de uma centena de empresas portuguesas. Enquanto algumas, em particular as maiores, têm recursos dedicados para tratar da burocracia, a maioria não tem. Para além disso, muitas nem sabem se são elegíveis ou veem-se obrigadas a recorrer a consultores que têm um custo elevado, o que torna este benefício inacessível para as empresas mais pequenas”, sustenta Bernardo Seixas, CEO da Lever.tax, citado em comunicado.

Bernardo Tavares (CTO), Rita Neves (COO) e Bernardo Seixas (CEO) são os fundadores da Lever.tax.

A proposta de valor da startup agora investida pela Demium Capital é, assim, reduzir custos através de inteligência artificial e eliminar longas horas de reuniões e de trabalho burocrático, tornando as candidaturas significativamente mais acessíveis para essas empresas e deixando-lhes mais tempo para se focarem na inovação.

O investimento servirá, sobretudo, para potenciar o desenvolvimento de produto e o crescimento no mercado português, mas também será aplicado no começo das operações em Espanha, onde também existe um benefício fiscal semelhante ao SIFIDE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Demium investe em startup portuguesa que ajuda com IA as empresas a pagar menos impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião