EDP Renováveis aprova aumento de capital e abre a porta a fundo soberano de Singapura

Os administradores da empresa de energias limpas aprovaram o aumento de capital de mil milhões que foi anunciado esta manhã. Blackrock reforça posição no capital social.

A EDP – Energias de Portugal comunicou que o Conselho de Administração da EDP Renováveis deliberou a aprovação de uma operação de aumento de capital sem direitos de preferência, depois de a empresa ter anunciado, esta manhã, a intenção de avançar com um aumento de capital de mil milhões de euros.

O objetivo é usar este montante para financiar parcialmente o plano de investimento atualizado da EDPR.

Como parte desta operação de aumento de capital, a EDPR celebrou um acordo de investimento a 1 de março de 2023 com a Lisson Grove Investment Pte. Ltd, uma afiliada da GIC, um fundo soberano de Singapura. A GIC comprometeu-se a subscrever aproximadamente mil milhões de euros a um preço de 19,62 euros, mas a EDPR tem o direito de decidir não atribuir à GIC o montante total. Pode realocar até 150 milhões de euros que poderá oferecer a um conjunto de investidores qualificados ao mesmo preço acordado com a GIC.

Em paralelo, o Conselho de Administração Executivo da EDP, na sequência da emissão de um parecer prévio favorável do Conselho Geral e de Supervisão, aprovou o lançamento de um accelerated bookbuilding (o “ABB”) no montante de aproximadamente mil milhões de euros, com o objetivo de deliberar posteriormente um aumento de capital deste valor, como também havia sido anunciado esta madrugada.

“O aumento de capital dependerá da conclusão bem-sucedida do ABB e deverá ser aprovado pelo Conselho de Administração Executivo a 3 de março de 2023, sem direitos de preferência”, lê-se no comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

BlackRock reforça posição no capital da EDPR

A EDP Renováveis comunicou, também esta quinta-feira através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que a BlackRock reforçou a sua posição no capital social da empresa, ultrapassando a barreira dos 3%.

“A BlackRock Inc. notificou a EDPR de que […] ultrapassou o patamar mínimo de 3% para posições acionistas qualificadas”, lê-se no comunicado enviado ao mercado.

Após as transações, executadas na passada quarta-feira, 1 de março, a BlackRock passou a ter 30.033.503 direitos de voto na EDP Renováveis, correspondentes a 3,127% do total.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis aprova aumento de capital e abre a porta a fundo soberano de Singapura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião