EDP e EDP Renováveis concluem aumentos de capital a 7 de março

EDP e EDP Renováveis deram mais detalhes sobre aumentos de capital de mil milhões de euros cada que estão a realizar. Novas ações deverão ser atribuídas aos investidores no próximo dia 7.

A EDP e a EDP Renováveis (EDPR) comunicaram ao mercado os detalhes dos aumentos de capital que vão realizar, no valor de mil milhões de euros cada, mas com características diferentes. Em ambos os casos, as novas ações deverão ser atribuídas na próxima terça-feira, 7 de março.

Num dos comunicados, a EDP informa que já concluiu o accelerated bookbuild (ABB), um tipo de operação mais célere nos mercados de capitais, e que o board já aprovou o aumento de capital, pelo que vai emitir mais de 218 milhões de novas ações: “O número total de ações subscritas representa 5,5% do capital social da EDP ao preço de 4,58 euros por ação, correspondendo a um montante nominal de um euro e a um prémio de emissão de 3,58 euros por ação, representando um aumento de capital de 218.340.617 euros e a um valor global de prémio de emissão de 781.659.390,96 euros.”

A EDP recorda que, como anunciado esta semana, o aumento de capital visa financiar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade das ações da EDP Energias do Brasil que ainda não detém. “Perspetiva-se que os investidores recebam as ações atribuídas no dia 7 de março de 2023. Os investidores terão direito a todos os direitos económicos e de voto inerentes às ações a partir dessa data”, acrescenta.

Da parte da EDPR, a subsidiária do grupo explica, noutro comunicado, que também vai realizar um aumento de capital de cerca de mil milhões de euros através da colocação de quase 51 milhões de ações, operação que já foi colocada no mercado e cujos “termos finais” já foram aprovados pelo board.

“O número total de ações subscritas representa 5,3% do capital social existente da EDPR ao preço de 19,62 euros por ação, correspondendo a um montante nominal de cinco euros e a um prémio de emissão de 14,62 euros por ação, representando um aumento de capital de 254.842.000 euros e um valor global de prémio de emissão de 745.158.008 euros. A Lisson Grove Investment, uma afiliada da GIC Pte, subscreveu 43.323.140 milhões de ações nos termos de um acordo de investimento celebrado a 1 de março de 2023″, lê-se no comunicado.

No caso da EDPR, o aumento de capital “é realizado para financiar parcialmente o plano de investimento” de cerca de 20 mil milhões de euros “para o desenvolvimento de cerca de 17 GW [gigawatts] de capacidade instalada em energias renováveis até 2026”. A empresa também perspetiva que as ações sejam atribuídas “por volta do dia 7 de março de 2023”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP e EDP Renováveis concluem aumentos de capital a 7 de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião