EDP e EDP Renováveis querem aumentos de capital de mil milhões e OPA à EDP Brasil

O plano da EDP é fazer um aumento de capital de mil milhões para financiar uma OPA à EDP Brasil. Já a EDP Renováveis quer a mesma quantia para financiar um novo plano de investimento.

A EDP anunciou, num comunicado enviado esta quinta-feira à Comissão do Mercado e dos Valores Mobiliários (CMVM), que tem a intenção de fazer um aumento de capital num montante de mil milhões de euros para financiar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o total do capital social da EDP – Energias do Brasil.

O plano é adquirir as ações detidas pelos acionistas minoritários pois, para já, a EDP detém 56,05% da EDP Brasil.

“O lançamento e a conclusão desta transação estarão sujeitos à aprovação pelos órgãos sociais da sociedade e à verificação de condições de mercado favoráveis”, ressalva, contudo, a elétrica. No entanto, desde 1 de março que já estão celebrados acordos de investimento com a China Three Gorges (Europe), a Lisson Grove Investment, uma afiliada da GIC. e uma afiliada da Abu Dhabi Investment Authority.

Estas entidades comprometem-se a subscrever, no seu conjunto, o montante de até 600 milhões de euros, sujeito aos termos dos acordos, “às condições de mercado, a certos limites de preço e a um período de lock-up de 90 dias, com um preço a ser finalmente determinado quando a transação for lançada”, lê-se no mesmo comunicado. Agora, fica dependente da decisão da EDP de avançar com a transação.

OPA com prémio de 22,26%

2 de março é, então, a data em que fica oficializado o pedido de registo de oferta pública para aquisição de até à totalidade de ações ordinárias emitidas pela EDP – Energias do Brasil perante a Comissão de Valores Mobiliários brasileira.

“Esta operação tem o objetivo de simplificar a estrutura corporativa e organizacional da EDP, conferindo assim maior flexibilidade para a gestão financeira e operacional das respetivas operações no Brasil, e alinhado com a sua estratégia de foco em energias renováveis e redes de eletricidade”, indica a empresa, num segundo comunicado.

O preço atribuído pela EDP para cada uma das 240.256.573 ações da EDP Brasil objeto da OPA é de 24 reais brasileiros por ação, a ser pago à vista e em moeda corrente brasileira, constituindo o preço por ação. Este valor traduz-se num prémio de 22,26% sobre o preço de fecho no final da sessão de 1 de março de 2023, quando estava nos 19,63 reais. A EDP acrescenta que, na avaliação da consultora EY, o preço justo pelas ações da EDP Brasil foi estimado entre dos 20,20 reais e os 22,09 reais, ou seja, abaixo do valor oferecido. Outros detalhes serão conhecidos mais tarde.

EDP Renováveis também prepara aumento de capital

Para financiar parcialmente o plano de investimento apresentado a 2 de março, a EDP Renováveis tem a intenção de realizar um aumento de capital de mil milhões de euros.

Tal como no caso da casa-mãe, esta operação está ainda sujeita a aprovações societárias e à existência de condições de mercado favoráveis.

A empresa de energias limpas planeia investir 20 milhões de euros no desenvolvimento de 17 gigawatts (GW) de adições de capacidade renovável até 2026.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP e EDP Renováveis querem aumentos de capital de mil milhões e OPA à EDP Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião