EDP planeia investir 25 mil milhões até 2026. 85% são para energias renováveis

Estas intenções de investimento representam um reforço de 30% face ao plano de negócios anterior. A empresa espera impulsionar os lucros recorrentes para o patamar dos 1,4 a 1,5 mil milhões em 2026.

A EDP apresentou esta quinta-feira um plano de investimentos que “visa reforçar a posição de liderança na transição energética”, informa a empresa num comunicado. O plano prevê o investimento de 25 mil milhões de euros no período entre 2023 e 2026, dos quais 21 mil milhões de euros em renováveis — 85% do total — e quatro mil milhões de euros (15%) em redes de eletricidade.

Estas intenções de investimento representam um reforço de 30% face ao plano de negócios anterior e traduzem-se num investimento médio anual de 6,2 mil milhões de euros, aproximadamente.

Na sequência, a empresa espera impulsionar os lucros recorrentes para o patamar dos 1,4 mil milhões a 1,5 mil milhões em 2026, apresentando um crescimento anual médio (CAGR) de 12% a 14% entre 2022 e 2026. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) em 2026 está projetado para chegar aos 5,7 mil milhões de euros.

Na quarta-feira, 1 de março, a EDP revelou que atingiu um lucro recorrente de 871 milhões de euros, 6% acima do obtido no ano anterior, num exercício em que o EBITDA se cifrou em 4,5 mil milhões de euros.

O montante investido nos próximos anos será repartido por diferentes tecnologias, com o eólico onshore (em terra) e o solar utility scale na “frente”, a captarem cada uma 40% do total de investimento, enquanto o solar distribuído “leva” 12% do total, o eólico offshore (no mar) 5% e as Baterias & Hidrogénio 3%. Em termos do impacto nas renováveis, o crescimento acelera para mais de 4 gigawatts (GW) por ano, o que totaliza 17 GW no final dos três anos até 2026.

Apesar do crescimento nos valores investidos, a EDP promete a manutenção de um balanço sólido, suportado pelo fluxo de caixa orgânico e pela rotação de ativos. Não altera o compromisso de rating de crédito “BBB”.

Em termos de compromissos ambientais, fica reiterada a promessa de dizer adeus ao carvão até 2025 (que ainda usa como fonte de energia fora de Portugal) e espera atingir as zero emissões de carbono até 2040. “Este plano representa um claro compromisso com a transição energética, através de uma aceleração do investimento e do crescimento sustentável, com uma organização mais global e simples, com o objetivo de criar valor para os nossos stakeholders”, conclui o comunicado.

A EDP anunciou ainda a implementação de uma nova política de dividendos, com um rácio de payout entre 60-70% e um aumento do dividendo mínimo para 20 cêntimos por ação em 2026.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP planeia investir 25 mil milhões até 2026. 85% são para energias renováveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião