Lucros da EDP sobem 3% para 679 milhões em 2022. Em Portugal, perdeu 257 milhões

A EDP obteve lucros de 679 milhões de euros, mais 3% que um ano antes, apesar dos prejuízos de 257 milhões em Portugal. Elétrica vai propor um dividendo de 19 cêntimos por ação.

A EDP obteve lucros de 679 milhões de euros, mais 3% face ao ano anterior, revelando que o desempenho em Portugal levou a um prejuízo no país de 257 milhões de euros.

Na nota divulgada esta quarta-feira, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a energética aponta que este resultado continuou a ser “fortemente penalizado pelo fraco desempenho de Portugal” na sequência da seca extrema nos primeiros nove meses do ano.

“A seca extrema registada em Portugal no período de 12 meses terminado a setembro de 2022 penalizou fortemente os resultados da EDP em 2022, mesmo considerando a forte pluviosidade no quarto trimestre de 2022, que permitiu a recuperação do armazenamento nas albufeiras para níveis acima da média (cerca de 70%), melhorando as perspetivas de produção no início de 2023”, lê o comunicado enviado ao mercado.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização recorrente) aumentou 21% para 4.522 milhões de euros no ano de 2022, tratando-se de uma subida de 15% face a 2021 (“excluindo variações cambiais, com forte contributo do crescimento na EDP Renováveis e nas redes de eletricidade no Brasil”, revela a nota).

De acordo com o comunicado, o resultado do grupo EDP é “suportado pelo bom desempenho das operações internacionais, sobretudo da atividade de energias renováveis na Europa e nas operações de redes de eletricidade no Brasil“.

A energética dá conta de que o investimento bruto duplicou para 6,7 mil milhões em 2022, dos quais 96% em energias renováveis e redes de eletricidade.

Em matéria de energias renováveis, nos últimos 12 meses, a EDP informa que instalou mais 2,2 gigawatts (GW) de capacidade, tendo registado um recorde de 4 GW de capacidade em construção.

Quanto aos custos financeiros líquidos, entre janeiro e dezembro de 2022, estes ascenderam a 910 milhões de euros, com o custo médio de dívida a fixar-se em 4,4%, “penalizado, sobretudo, pelo aumento da inflação no Brasil”.

No final de 2022, a dívida líquida da EDP situava-se nos 13.200 milhões de euros, um aumento de aproximadamente 1.700 milhões de euros devido à aceleração dos investimentos.

Elétrica vai propor o pagamento de um dividendo por ação de 19 cêntimos

A empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade vai propor o pagamento de um dividendo por ação de 19 cêntimos.

Na mesma nota divulgada, a EDP indica que “em linha com o ano anterior e com a política de dividendos estabelecida no plano estratégico” para 2021 e 2025, vai propor à Assembleia Geral de acionistas a distribuição de um dividendo de 19 cêntimos por ação.

(Notícia atualizada às 18h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da EDP sobem 3% para 679 milhões em 2022. Em Portugal, perdeu 257 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião