EDP Renováveis sonda novos investidores para acelerar crescimento

  • Capital Verde
  • 1 Março 2023

Energética estará a sondar novos investidores e fundos soberanos para assumirem uma participação na empresa com o objetivo de impulsionar o crescimento da energética.

A EDP Renováveis estará a sondar investidores, incluindo fundos soberanos, para assumirem uma participação na empresa com o objetivo de impulsionar o crescimento da energética.

De acordo com a notícia avançada pela Reuters, esta quarta-feira, que cita duas fontes próximas do processo, os potenciais investidores comprariam, desta forma, novas ações na quarta maior produtora mundial de energia renovável através de uma colocação privada.

A dimensão e a estrutura exatas do negócio ainda estão por fechar, e não há certezas de que a operação seja aprovada uma vez que requer a “luz verde” dos órgãos diretivos da empresa. Certo, é que as fontes consultadas pela Reuters frisam que as conversações têm estado a decorrer há algum tempo, e, que nas ultimas semanas, aceleraram.

Segundo a agência, a EDP Renováveis, que tem um valor de mercado de cerca de 18,6 mil milhões de euros, pode vender ações que representam até 10% da empresa sem necessidade de lançar uma oferta dirigida a todos os acionistas.

Confrontada, nem a EDP nem a EDP Renováveis quiseram prestar esclarecimentos.

Esta semana, a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade divulgou os resultados referentes a 2022, dando conta de um aumento de 2% no resultado líquido, face ao ano anterior, para 671 milhões de euros.

Na mesma nota, foi dado conta de que a EDP Renováveis investiu mais de 5 mil milhoes de euros para acelerar a transição energética, o dobro quando comparado ao ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis sonda novos investidores para acelerar crescimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião