Renováveis e queda do petróleo vão descer preços da energia “a prazo”, diz Mexia

CEO da EDP antecipa redução dos preços da energia "a prazo" perante o crescimento das energias renováveis e a queda das cotações do barril de petróleo nos mercados internacionais.

António Mexia, presidente da EDP, considera que as energias renováveis e a queda das cotações do barril de petróleo vão provocar uma descida dos preços da energia para os lares e empresas portuguesas “a prazo”.

“Estruturalmente havia já um impacto muito positivo das energias renováveis. Neste momento temos também uma descida histórica do mercado de petróleo. Ambos os elementos vão contribuir com certeza para a descida dos preços da energia elétrica a prazo de uma forma sustentada”, referiu António Mexia, depois de um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

O presidente da EDP sublinhou que o preço da energia é ditado pelo mercado em concorrência. “Nós fazemos aquilo que é necessário para sermos competitivos”, declarou.

Estruturalmente havia já um impacto muito positivo das energias renováveis. Neste momento temos também uma descida histórica do mercado de petróleo. Ambos os elementos vão contribuir com certeza para a descida dos preços da energia elétrica a prazo de uma forma sustentada.

António Mexia

CEO da EDP

António Mexia frisou ainda que a EDP quer continuar a liderar o mercado de energia em Portugal, e lembrou que a companhia já tinha campanhas de reduções entre 4% e 5% quando foi anunciada uma mudança de preços de 3%.

Os preços do barril de petróleo têm estado sob pressão nas últimas semanas, devido a uma situação de desequilíbrio no mercado: a procura escasseia devido ao encerramento parcial de muitas economias; a oferta continua a inundar o mercado, apesar de o conjunto de países da OPEP+ ter decidido cortar a produção.

Esta segunda-feira o preço do crude cai mais de 25% em Nova Iorque, isto depois de há uma semana ter negociado pela primeira vez em valores negativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Renováveis e queda do petróleo vão descer preços da energia “a prazo”, diz Mexia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião