Galp Energia pondera reabrir a refinaria de Sines em junho

Dependendo do desenvolvimento da pandemia, a refinaria da Galp poderá estar parada apenas um mês, segundo disse o CEO Carlos Gomes da Silva, esta segunda-feira, numa conferência com analistas.

A refinaria da Galp em Sines poderá estar parada apenas um mês e voltar a funcionar já em junho. A decisão irá depender de como se desenvolver a procura por combustíveis na reabertura da economia, segundo explicou o CEO da petrolífera Carlos Gomes da Silva, esta segunda-feira numa conferência com analistas.

Tivemos uma redução na refinação de combustíveis no Porto já em abril e estamos planear parar Sines durante maio. Estas paralisações são consequência da baixa expectativa de procura e dos já elevados níveis de inventários”, disse Gomes da Silva.

Era já sabido que, depois de Matosinhos, também Sines vai ser encerrada a partir de 4 de maio. Apesar de a empresa não estar a recorrer ao mecanismo de lay-off, as refinarias estão a ser paradas devido constrangimentos no mercado nacional e internacional, numa altura em que a pandemia está a levar a procura global por combustíveis a afundar.

Dependendo de como evoluir o cenário macro, estamos a pensar reabrir Sines em junho“, sublinha o CEO, na conferência que se seguiu à apresentação de resultados do trimestre. Entre janeiro e março — período em que o preço do petróleo afundou –, os lucros da Galp tombou 72%, para 29 milhões de euros nos três primeiros meses do ano.

A petrolífera explica que a margem de refinação diminuiu para 1,9 dólares por barril, face a 2,3 dólares por barril no período homólogo. Já as vendas de produtos petrolíferos diminuíram 13%.

Apesar de considerar que a Galp tem “robustez” para se manter sólida, Carlos Gomes da Silva explicou que a pandemia poderá ter um impacto de mil milhões de euros nos próximos dois anos. O valor diz respeito tanto a OPEX como a CAPEX, sendo que este ano será 90% em investimento.

“Este é o cenário mais pessimista, mas temos de preparar o pior e esperar o melhor”, defendeu o gestor. “Os nossos resultados serão afetados. No entanto, penso que ainda é cedo para rever o outlook operacional”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia pondera reabrir a refinaria de Sines em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião